IE volta às aulas com telas históricas recolocadas

IE volta às aulas com telas históricas recolocadas

Nova fase da recuperação das obras deve começar, mas o prédio do Instituto de Educação teve seus grandes quadros reinstalados no local

Correio do Povo

Telas do Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre, são recolocadas no saguão do prédio.

publicidade

Mais uma etapa de trabalho foi registrada domingo (21/1), na morosa recuperação das instalações do Instituto de Educação General Flores da Cunha (IE), em Porto Alegre. A equipe de restauradores em serviço no IE começou a recolocação das três grandes telas, que há décadas ocupam o saguão da centenária escola estadual gaúcha. Com a ação, uma nova fase da recuperação deve iniciar nas próximas semanas.

Desde novembro/2023, acontece cuidadoso trabalho de limpeza e preparo para a restauração das obras. A mais antiga das três é “Garibaldi e a esquadra farroupilha” (5,45m x 3,42m, de 1916), pintada pelo piauiense Lucílio de Albuquerque, e que representa o transporte do barco comandado por Giuseppe Garibaldi, da Lagoa dos Patos até o Oceano Atlântico, rumo a Santa Catarina. As outras duas foram pintadas pelo gaúcho Augusto Luis de Freitas, quando residia em Roma, e entregues ao Estado em 1926. É “A chegada dos casais açorianos” (6,3m x 5,5m, de 1923), que retrata os primeiros povos portugueses a aportar no RS. E, ainda, a tela “Combate da Ponte da Azenha” (5,46m x 3,76m, de 1923), registrando o embate que deflagrou a Guerra dos Farrapos, em 1835.

Sob a coordenação das restauradoras Maria Cristina Ferrony e Leila Sudbrack, as telas já passaram por processo de manutenção há mais de 13 anos. E devido ao estado do prédio do IE, precisaram ser retiradas e acondicionadas, para preservação, mas foram mantidas nas dependências da escola.

Maria Cristina revela que já houve limpeza prévia, trabalho no verso das telas e troca dos bastidores antigos. Agora, uma equipe, com 14 profissionais, reinstalou os quadros no IE, permitindo começar a restauração pictórica e recuperação de partes danificadas pelo tempo, na 2ª quinzena de fevereiro.

Originalmente encomendadas pelo então presidente do RS Antônio Augusto Borges de Medeiros para adornar o Palácio Piratini, as telas foram tombadas pelo Estado em 2011.

Com 90% do cronograma físico da reforma do IE concluído, o governo do Estado informa que o prédio centenário receberá os alunos na abertura do ano letivo/2024, em fevereiro.




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895