Inep divulga os exames nacionais

Inep divulga os exames nacionais

Agenda anual prevista para as principais avaliações no país foi antecipada e já pode ser conferida

Correio do Povo

Estudantes e interessados devem ficar atentos às datas das avaliações

publicidade

Pela primeira vez, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) antecipa a divulgação do cronograma de avaliações nacionais anuais. Assim, para 2023, já estão definidas datas como de Enem, Enade, Encceja, Revalida ou Saeb.

O cronograma deste ano do Inep foi disponibilizado nesta semana (em 2/1), já podendo ser acessado por candidatos e interessados. As datas foram divulgadas no Diário Oficial da União, em portarias individuais para cada exame, avaliação e indicador educacional. São informações sobre normas previstas para a realização, datas e etapas de inscrição, aplicação de provas e divulgação dos resultados para as iniciativas que serão executadas durante o ano.

As respectivas portarias detalham as principais datas de avaliações, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), a avaliação brasileira para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) ou o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Foi ainda divulgado o cronograma completo do Censo Escolar da Educação Básica 2023. E também foram publicadas as datas referentes aos indicadores que são produzidos pelas diretorias de Estatísticas Educacionais (Deed) e de Avaliação da Educação Superior (Daes), bem como os indicadores de cálculo das metas relativas ao Plano Nacional de Educação (PNE).

Sobre as ações internacionais, consta a agenda do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciência (Timss) 2023, único com aplicação neste ano. O Timss avalia desempenho, contextos e evolução dos alunos do 4º ao 8º ano do Ensino Fundamental, a partir de evidências comparáveis entre os países-participantes. Conferir neste link.




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895