Iniciativa leva cinema negro e debate racismo nas escolas de Porto Alegre

Iniciativa leva cinema negro e debate racismo nas escolas de Porto Alegre

Em parceria com a Ufrgs, Programa de Alfabetização Audiovisual é organizado pelo coletivo Sigma Cinema

Correio do Povo

publicidade

Uma iniciativa do Sigma Cinema, em parceria com a Ufrgs, vai levar representatividade às salas de aula de Porto Alegre no dia 9 de agosto. Através do Programa de Alfabetização Audiovisual da Secretaria Municipal de Cultura, o curso Cinema Negro na Escola terá sua segunda edição na Capital. 

A intenção do projeto é oferecer aos alunos atividades pedagógicas que lhes possibilitem ressignificar a relação com o cinema para além do entretenimento. O curso unirá a propagação do cinema nacional nas salas de aula, junto ao objetivo de aprofundar o debate sobre a questão racial, a partir de uma perspectiva de valorização da cultura e história afro-brasileira. 

Essa edição acontecerá de forma online. A primeira aconteceu em 2020, em meio ao isolamento da Covid-19. Neste ano, a equipe optou novamente por dar total protagonismo a obras audiovisuais que possuam a temática negra ou tenham sido realizadas por diretores e diretoras negros. São títulos assinados por nomes como Larissa Santos (Lápis de Cor), Pâmela Peregrino (Ewé de Òsányìn) e Lincoln Péricles (Filme de Domingo), que abordam questões da infância e da juventude, refletem sobre o pertencimento social e valorizam a história e a cultura negra brasileira. 

A atividade é totalmente gratuita, e ao final, os participantes têm direito a um certificado com carga horária de 20h a ser emitido pela UFRGS. As inscrições podem ser feitas através deste link. Para saber mais sobre a programação, acesse.




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895