Inscrições para o Vestibular 2023 da Ufrgs começam nesta segunda
Ao todo, são oferecidas 4.008 vagas em 94 opções de cursos de graduação.
publicidade
As inscrições para o Vestibular da Ufrgs têm início nesta segunda-feira e vão até as 23:59min do dia 10 de novembro, exclusivamente pelo site da universidade. Ao todo, são oferecidas 4.008 vagas em 94 opções de cursos de graduação.
O valor da inscrição segue o mesmo da edição anterior, R$ 145, e o boleto pode ser pago até o dia 11 de novembro. Os candidatos devem ler atentamente o edital, pois no documento estão as informações gerais sobre o processo seletivo, incluindo a distribuição das vagas, os critérios para ingresso e os detalhes da aplicação das provas.
Provas em janeiro
O Vestibular 2023 terá provas nos dias 14 e 15 de janeiro, nas cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Imbé, Novo Hamburgo e Tramandaí. No dia 14 de janeiro serão aplicadas as provas de História, Língua Portuguesa, Literatura em Língua Portuguesa, Matemática e Redação; e no dia 15 de janeiro, as de Biologia, Física, Geografia, Língua Estrangeira Moderna e Química (são 15 questões para cada prova de múltipla escolha).
As leituras obrigatórias da prova de Literatura estão disponíveis no site do vestibular. A aplicação das provas será no período vespertino, com os portões sendo fechados às 14h. Candidatos sabatistas (guardadores de sábado por convicção religiosa) poderão solicitar o horário especial para o primeiro dia de provas.
No momento da inscrição, o candidato deve escolher o idioma da prova de Língua Estrangeira, entre as seguintes opções: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês ou Italiano. Ressalta-se que os candidatos contemplados com o benefício de isenção do pagamento da taxa precisam efetuar a inscrição no concurso. Ao enviar o formulário, o candidato isento confirmará sua inscrição.
A Ufrgs ressalta que a obtenção do benefício de isenção de pagamento do valor da taxa de inscrição no Vestibular 2023 não garante a homologação da documentação socioeconômica e/ou da condição de renda do candidato lotado em vaga nas modalidades de reserva de vaga destinadas a candidatos oriundos de famílias com renda bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita.
O candidato deve optar também por uma das modalidades de ingresso, que pode ser acesso universal (para a ampla concorrência) ou ações afirmativas (reserva de vagas por cotas). As modalidades de reserva de vagas se destinam exclusivamente a estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública. Dentro do grupo de ações afirmativas há vagas específicas de acordo com critérios de renda, étnicos-racial e de pessoa com deficiência.