Instituições de ensino de São Borja discutem medidas de segurança

Instituições de ensino de São Borja discutem medidas de segurança

Reunião definiu instalação imediata de Dispositivo SOS nas escolas do município

Fred Marcovici

publicidade

Uma reunião na manhã desta terça-feira, em São Borja, com os diretores dos 31 educandário da cidade, prefeito e vereadores, tratou de todos os últimos episódios envolvendo os possíveis casos de violência nas escolas. Uma parte menor já sentiu a redução da frequência escolar. De acordo com o secretário de Educação, professor João Carlos Reolon, ficou definida a imediata instalação do Dispositivo SOS em todas as escolas do município – interligado a empresa de segurança, que por sua vez acionará a Delegacia de Polícia.

O tempo médio de reação estimado não passará de 15 segundos, salienta. Também no celular de professores credenciados pelas direções de escola será instalado um aplicativo com a mesma finalidade do dispositivo para tornar ainda mais ágil uma possível necessidade de comunicação com os aparatos de segurança. O regime de portão fechado com cadeados será reforçado. Houve também um apelo para que não sejam potencializados os informes falsos que circulam pelas redes sociais reiterando que a inteligência da Polícia Civil e Brigada Militar investiga a origem das mensagens.

Conforme avaliação dos órgãos policiais não houve e nem há qualquer sinal concreto de alguma ação violenta contra estudantes e escolas de São Borja. Reolon acrescentou que é importante que o clima na escola não seja contaminado pelo quadro experimentado de incertezas para não interferir nas atividades pedagógicas – “o momento é de serenidade com atitude”, ressalta. Ainda com data indefinida será realizada uma grande reunião com todos os segmentos educacionais, sociais, comerciais, empresariais, políticos e de segurança para incluir a sociedade no movimento de acalmar a comunidade, conclui.  


 




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895