Lula sanciona lei que regulamenta Conselhos Escolares

Lula sanciona lei que regulamenta Conselhos Escolares

Texto assegura participação das comunidades escolar e local

Correio do Povo

Medida busca melhorar a qualidade do ensino, através da democratização da gestão

publicidade

A Lei 14.644/2023, que define regras para o estabelecimento e o funcionamento dos conselhos escolares e dos fóruns de conselhos escolares, foi sancionada nesta quinta-feira (3/8) pelo presidente Lula. A regulamentação teve origem no PL 2.201/2022 da deputada federal Luiza Erundina (SP), aprovado no Senado, em 11/7, com o relatório do senador Confúcio Moura (RO).

A norma altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394, de 1996) para incluir, entre as obrigações de estados, municípios, Distrito Federal e respectivos estabelecimentos de ensino, a instituição de conselhos escolares. No caso dos entes federados, prevê a criação de fóruns dos conselhos escolares. Pelo texto, os entes federados subnacionais definirão as normas de gestão democrática, por meio de lei.

O conselho escolar é composto pelo diretor da escola e representantes das comunidades escolar e local. Já o fórum dos conselhos escolares é um colegiado de caráter deliberativo, formado por dois representantes do órgão responsável pelo sistema de ensino, além de dois representantes de cada conselho escolar da localidade.

 




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895