MEC amplia ações para inclusão de alunos com deficiência

MEC amplia ações para inclusão de alunos com deficiência

Política Nacional busca contribuir para o desenvolvimento de aprendizados

Correio do Povo

Entre os beneficiados, estão 1,6 milhão de alunos da Educação Básica

publicidade

O relançamento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, do Ministério da Educação (MEC), visa incluir crianças com deficiência e contribuir para o desenvolvimento de aprendizados. O ministro da Educação, Camilo Santana, explica que, por meio da formação de professores e instalação de salas multifuncionais serão beneficiados 1,6 milhão de alunos da Educação Básica; 63 mil estudantes do Ensino Superior; 106 mil gestores escolares; 48 mil professores de Atendimento Educacional Especializado; e 1,2 milhão de docentes de classes regulares.

Para evitar a evasão escolar, o governo também prevê a criação de uma bolsa poupança, voltada a estudantes do Ensino Médio. “Hoje, 13% dos alunos do 1º ano do Médio abandonam a escola. A bolsa poupança vai permitir que possam ter um estímulo. Claro que esse incentivo tem de ser uma boa escola. Um local que eles sintam vontade de ir. Uma escola acolhedora e criativa, que possa dar capacitação, mas também que seja uma forma de não perdermos esses alunos, que, muitas vezes, estão abandonando o ambiente escolar e indo para outras finalidades ruins”, aponta o ministro.

No próximo ano, o MEC também planeja universalizar a bolsa de assistência estudantil para indígenas e quilombolas que ingressam no Ensino Superior.




Pós-graduação, Formação para dirigentes educacionais e Prêmio de redação: confira a agenda deste sábado

Seleções são realizadas pela Universidade Estadual do RS, Federal do RS e Associação dos Juízes do estado

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895