MEC detalha as datas de Sisu, ProUni e Fies no país

MEC detalha as datas de Sisu, ProUni e Fies no país

Oportunidades terão inscrições abertas neste mês e vagas são para o 2º semestre letivo de 2023


Correio do Povo

Inep segue com preparação para o Enem

publicidade

Os editais com os cronogramas de seleções para estudos no Ensino Superior no 2º semestre de 2023 no país foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). São para a oferta de vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O detalhamento desses programas federais foi publicado no Diário Oficial da União de 7/6. O documento indica que a classificação em todos os três processos seletivos será realizada com base na nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022. Mas para o ProUni também serão válidas as notas no Enem de 2021. E aos interessados em se inscrever no Fies, serão válidas notas do Enem a partir de 2010.

Quem pode se inscrever no Sisu?

As inscrições para o concurso vão ocorrer de 19 a 22 de junho; e o resultado sairá no dia 27/6. O Sisu promove seleção para vagas em instituições públicas de Ensino Superior do Brasil – a maioria, ofertadas por Instituições Federais (Ifes), universidades e institutos.

As vagas são abertas semestralmente, por meio de um sistema informatizado que executa a seleção dos estudantes; que tem por base a nota da última edição do Enem; e processa conforme as escolhas dos inscritos. Para isso, o candidato não pode ter tirado zero na Redação.

Quem não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso buscadas, poderá disputar vaga na lista de espera do Sisu. No entanto, precisa manifestar interesse em participar da lista. E há reserva de vagas para cotas (oriundos do ensino público; pessoas com deficiência; por raça; e renda). 

Quem pode concorrer às bolsas do ProUni?

As inscrições para bolsas em instituições privadas de Ensino Superior acontecerão de 27 a 30 de junho. E o resultado será divulgado em duas chamadas: 4/7; e 24/7. Os não selecionados podem participar da lista de espera, desde que manifestem o interesse.

Esse programa federal é para bolsas de estudo integrais e parciais (50%), em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Envolve disputa por meio de nota recente do Enem. E requer comprovação de renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa; ou até 3 salários mínimos por pessoa.

Para professores da rede pública de ensino, a disputa é para bolsa, exclusivamente, em cursos de licenciatura e Pedagogia, destinados à formação do magistério da Educação Básica, e sem a exigência de limite de renda ao candidato.

Como funciona o Fies?

O Fies é o programa do governo federal que visa facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de graduação superior em instituições que aderiram ao programa. Exige participação no Enem, para concorrer com a nota obtida; e também tem critério de renda.

O prazo de inscrições é de 4 a 7 de julho; e o resultado será divulgado no dia 11/7. Para os estudantes com inscrição postergada em seleções anteriores do Fies para o 2º semestre, a complementação da inscrição precisa ser feita entre 14 e 16 de junho. E a concessão do financiamento, nos termos normativos, fica condicionada ao atendimento dos demais requisitos, prazos e procedimentos.

Quem é bolsista parcial do ProUni pode participar da seleção do Fies e financiar a parte da mensalidade que não é coberta pela bolsa que tem. No entanto, precisa se enquadrar nas condições previstas no edital. 


Inscrições gratuitas

  • Sisu: 19 a 22/6.
  • ProUni: 27 a 30/6.
  • Fies: 4 a 7/7.

Em datas próximas às da abertura de inscrições de cada seleção, o MEC divulgará a quantidade de vagas que serão ofertadas em cada programa, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.




Pós-graduação, Formação para dirigentes educacionais e Prêmio de redação: confira a agenda deste sábado

Seleções são realizadas pela Universidade Estadual do RS, Federal do RS e Associação dos Juízes do estado

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895