MEC investe em espaços de leitura em escolas

MEC investe em espaços de leitura em escolas

Secretarias estaduais e municipais devem indicar interesse na ação até 27/10, para definir as escolas que vão receber recursos federais

Correio do Povo

Podem participar escolas públicas com matrículas de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental

publicidade

Garantir uma alfabetização efetiva, com qualidade de leitura e formação de leitores, é importante objetivo buscado no processo educativo brasileiro. Assim, para incentivar iniciativas e instalar espaços de leitura em escolas públicas com anos iniciais do Ensino Fundamental (EF), o Ministério da Educação (MEC) prevê investir R$ 183 milhões, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

A proposta apoia ações do Eixo Melhoria e Qualificação da Infraestrutura Física e Pedagógica, do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Se trata de um regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios, para assegurar o direito à alfabetização a todas as crianças do país.

Para participar, secretários estaduais e municipais de Educação interessados devem acessar o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). E, até sexta-feira (27/10), precisam selecionar e indicar as escolas aptas a receber os recursos do projeto. A escolha é feita a partir de uma lista de escolas elegíveis, já disponibilizada no sistema.

Após serem selecionadas pelo Simec, as escolas precisam confirmar o interesse no sistema PDDE Interativo, entre os dias 30/10 e 8/11. E, nessa etapa do processo, para que o espaço seja instalado, as escolas devem preencher o plano de ação da aquisição de custeio e capital.

A verba federal investida será implementada na aquisição de adequados recursos pedagógicos e mobiliário. E o espaço criado é voltado a incentivar a leitura em salas de aulas, de modo compatível à faixa etária, ao contexto sociocultural, ao gênero e ao pertencimento étnico-racial dos participantes, para que os estudantes desenvolvam autonomia e interesse pela leitura.

 

Ação no país

  • Podem participar escolas públicas com matrículas de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF).
  • A prioridade é atingir alunos do 1º e 2º ano/EF, que participaram do Censo Escolar (Inep/MEC) do ano anterior ao do repasse.



Pós-graduação, Formação para dirigentes educacionais e Prêmio de redação: confira a agenda deste sábado

Seleções são realizadas pela Universidade Estadual do RS, Federal do RS e Associação dos Juízes do estado

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895