Ministro da Educação participa de painel sobre escolas cívico-militares em Porto Alegre

Ministro da Educação participa de painel sobre escolas cívico-militares em Porto Alegre

RS conta atualmente com 23 colégios do gênero no modelo federal e 50 no modelo estadual

Felipe Faleiro

RS tem 23 colégios do gênero no modelo federal e 50 no modelo estadual

publicidade

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, esteve em Porto Alegre na tarde desta segunda-feira para participar do Painel sobre o Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares, proposto pelo deputado Tenente-Coronel Zucco (PSL). O evento foi realizado na Academia de Polícia Militar, no bairro Partenon. Foi a primeira vez que o local foi visitado por um ministro titular do MEC. Milton e Zucco estiveram acompanhados de outras autoridades, como o senador Luis Carlos Heinze (Progressistas) e o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Claudio dos Santos Feoli.

O evento mostrou exemplos de escolas cívico-militares no Rio Grande do Sul. O Estado, atualmente, tem 23 colégios do gênero no modelo federal e 50 no modelo estadual. O projeto de adequação destes à realidade gaúcha foi feito pelo próprio deputado estadual Zucco.

“Esta é a educação do futuro, é um processo irreversível”, disse o coronel Gilson Passos, coordenador do projeto das Escolas Cívico-Militares, também presente no evento. Ele afirmou ainda que o projeto tem ampla aceitação das comunidades onde são consultados.

Zucco comentou durante o painel que espera colocar o Rio Grande do Sul em condições de ser o Estado com mais escolas do gênero no país. Já o ministro, que saiu do painel sem conversar com a imprensa, falou de forma elogiosa sobre o projeto aos participantes, entre eles prefeitos de diversos municípios do Rio Grande do Sul e cadetes da Academia.

“Os valores ensinados nas escolas cívico-militares são levados a sério, assim como foi na minha própria formação”, disse Ribeiro. Conforme ele, “mais de 300 municípios brasileiros querem fazer parte desta proposta”.

Também falou no evento Adriana Escobar, diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Raul Oliveira, em Santa Rosa. O colégio foi o primeiro a adotar este modelo no Rio Grande do Sul. “Vemos muitos representantes de escolas dizendo que querem que ‘este colégio seja’, ou que ‘este colégio será’, se referindo aos bons valores. Podemos dizer com orgulho, que nossa escola é assim hoje”, afirmou ela.




Pós-graduação, Debates e Seleção para professor: confira a agenda desta sexta-feira

Processos seletivos e atividades com inscrições gratuitas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895