Movimento pela Educação da Assembleia Legislativa propõe Marco Legal

Movimento pela Educação da Assembleia Legislativa propõe Marco Legal

Texto será protocolado nos próximos dias, enquanto as leis para regulamentação de políticas públicas serão apresentadas pelo governo até o final de outubro

Correio do Povo

Governador Eduardo Leite recebeu sugestões no encerramento do ciclo de debates

publicidade

A edição de encerramento do Movimento pela Educação, promovido pela Assembleia Legislativa (AL), nos últimos meses, no RS, ocorreu nesta quarta-feira (18/10). Foi no Teatro Dante Barone, com apresentação do novo Marco Legal da Educação.

A iniciativa do presidente da Assembleia, deputado Vilmar Zanchin, resultou na apresentação do projeto do Marco Legal da Educação. E o documento, com sugestões dos seminários realizados durante o ano, foi entregue ao governador Eduardo Leite.

A temática ‘Educação para o Desenvolvimento’ foi escolhida para nortear os trabalhos do Legislativo gaúcho em 2023. Após levantamento obtido nos encontros anteriores e com o apoio de consultores, como a professora Claudia Costin e o ex-ministro Rossieli Soares, foi organizado o Marco Legal da Educação, que busca desenvolver uma política pública permanente para o Ensino, com diretrizes, metas e indicadores para os próximos anos.

Em conjunto com esse documento de propostas legislativas, foi também entregue ao governador o ‘Projeto de Resolução da Mesa Diretora’, que devolve R$ 20 milhões do orçamento do Legislativo a escolas técnicas gaúchas.

Autoridades públicas e educacionais estiveram em oito municípios do Estado, para conversar com comunidades e apurar demandas da educação pública. O diagnóstico dos desafios na educação, em todos os níveis de formação, será apresentado como proposta legislativa para a implementação dessa iniciativa como política pública no RS. 

Uma das principais mudanças propostas pelo Marco é relativa à oferta dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que passaria para responsabilidade dos municípios, mantendo a coordenação da rede com o Estado. E há também a criação do Programa Estadual de Educação Profissional e Técnica, com abertura de Escolas de Referência Regional. 

O Marco Legal da Educação deverá ser protocolado ainda nos próximos dias. Enquanto as leis específicas para regulamentação de políticas públicas com impacto financeiro deverão ser finalizadas e apresentadas pelo governo até o final de outubro.




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895