Museu de Porto Alegre cria jogos que ensinam sobre a cidade

Museu de Porto Alegre cria jogos que ensinam sobre a cidade

Projeto itinerante leva nova forma de aprendizado para as escolas da Capital

Claudia Chiquiteli

Projeto itinerante leva nova forma de aprendizado para as escolas da Capital

publicidade

Com objetivo de levar aprendizado e diversão às salas de aula da Capital, o "Projeto de Itinerância do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo" oferece uma nova forma de aprender, com as “Caixas de Memórias". O material lúdico permite que os alunos aprimorem conhecimentos sobre temas diversos. Os assuntos colocados nas caixas abordam questões sobre a cidade e sua relação com etnias, ruas, lugares, literatura e música.

Em agosto, o projeto esteve na Escola Estadual Imperatriz Leopoldina, mobilizando cerca de 60 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, no turno inverso ao escolar. E por meio de jogos do Museu, como “Heróis de todo o mundo”, “Ofícios antigos de Porto Alegre” e “Bingo do Patrimônio”, os estudantes puderam conhecer e reconhecer espaços da cidade, despertando curiosidade e novos interesses.

A professora e historiadora Laura de Leão Dornelles, responsável por levar o projeto às escolas, explica que inicia o estudo sobre a história de Porto Alegre a partir das memórias dos alunos. E revela que visa fazer com que os estudantes se apropriem de mais elementos da história da cidade, fomentando o vínculo com Porto Alegre.




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895