Nomeação de reitor da Uergs em debate

Nomeação de reitor da Uergs em debate

Impasse sobre chapa vencedora para ocupação do cargo ocorre desde novembro de 2022

Correio do Povo

A nova sede da UERGS será construída na área central da cidade

publicidade

No dia 13/9, às 14h30min., um encontro discutirá a indefinição da Reitoria da Universidade Estadual do RS (Uergs). O debate é organizado pela Associação dos Servidores Técnicos e de Apoio Administrativo da Uergs (Assuergs). Ainda, no começo do mês (1º/9), a comunidade acadêmica realizou manifesto em contrariedade ao encerramento da sessão do Conselho Universitário (Consun), que abordaria o tema.

A reunião foi suspensa devido a uma decisão judicial, que determina refação do cálculo dos votos que definirão o vencedor da eleição. Para isso, o Consun solicitou realização de auditoria na quantidade de alunos, professores e corpo administrativo. Somente após essa quantificação será refeito o cálculo que determinará a chapa vencedora para os cargos de reitor e vice-reitor. 

Entenda o caso

A indefinição do pleito ocorre, pois o resultado da eleição que definiu a Chapa 1 como vencedora (em outubro de 2022) foi contestado na justiça pela Chapa 2, que busca pela reeleição. O argumento dos contestantes é que a fórmula do cálculo utilizado para definir os vencedores está incorreta. As partes divergem se as normas a serem seguidas devem estar de acordo com o Regimento Interno ou com o Estatuto da Universidade. 

O Sindicato dos Professores (Sinpro/RS) emitiu, em 31/8, nota pública de apoio à democracia na universidade. Opina que “a escolha do comando da instituição deveria passar pela decisão de professores, alunos e funcionários”. Também assinala que “faz-se necessário que o Consun, que é a instância superior para dirimir quaisquer divergências, dê andamento na definição do processo eleitoral e busque incessantemente a pacificação para que a Instituição volte a sua normalidade”.

 

 




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895