Nova Faculdade Moinhos de Vento é inaugurada no Shopping Total, em Porto Alegre

Nova Faculdade Moinhos de Vento é inaugurada no Shopping Total, em Porto Alegre

Complexo educacional recebeu investimentos superiores a R$ 15 milhões

Felipe Faleiro

Faculdade conta com sete laboratórios, entre eles, o que simula a estrutura de um hospital

publicidade

Inovadora e moderna, a nova Faculdade de Ciências da Saúde Moinhos de Vento, vinculada ao Hospital Moinhos de Vento, foi oficialmente inaugurada nesta quarta-feira, dentro da estrutura do Shopping Total, no bairro Independência, em Porto Alegre. Com investimento superior a R$ 15 milhões, o local, que ocupa parte de dois andares, simula em detalhes um hospital, contando com sete laboratórios, seis consultórios, biblioteca com 20 mil títulos, entre físicos e virtuais, dez salas de aula com tecnologia de ponta, com monitores e quadro móvel, além de áreas de convivência.

Ao todo, são 2.627 metros quadrados, o dobro da estrutura existente até então, no Colégio Bom Conselho, e com capacidade de receber até 1,2 mil alunos por dia nos três turnos. A construção foi realizada em tempo recorde, iniciada em maio deste ano e finalizada no início de novembro. “Dentro do nosso posicionamento de redefinir a saúde do Brasil, a educação é fundamental para alcançar essa transformação. A nova Faculdade Moinhos de Vento amplia nossos horizontes para pensar e desenvolver novos produtos na área da educação em saúde, novos cursos, novas formações, especializações”, afirma o CEO do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini.

A imprensa foi convidada a realizar um tour pelas novas instalações. “Temos muito orgulho deste projeto, porque ele foi pensado pelo hospital em um olhar de educação, que é a essência do Moinhos de Vento. Nosso tripé é assistência, educação e pesquisa. Nossa graduação em Enfermagem foi reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) com nota 5, a máxima possível, e a faculdade também foi recredenciada com esta nota, mostrando esta excelência”, afirmou a superintendente assistencial do Moinhos de Vento, Vania Rohsig.

Lançada em 2018, hoje a Faculdade Moinhos de Vento possui 2,7 mil alunos, entre a graduação em Enfermagem, no qual a primeira colação de grau ocorre no primeiro semestre de 2023, além de 15 residências médicas, programa de fellowship, 16 cursos de pós-graduação em áreas médicas e assistenciais, este com 400 estudantes, e ainda cursos de extensão. “Hoje, estamos dando um passo muito importante, rumo ao que há de mais inovador no cenário da saúde”, diz o superintendente médico do hospital, Luiz Antonio Nasi.

“Há uma expertise nossa de 95 anos, nos quais sabemos o que é necessário para formar um bom profissional. Um dos grandes destaques é os laboratórios de simulação, em que o aluno aprende a cuidar de um paciente desde o baixo nível de complexidade até o mais alto”, comentou Vania. Os novos laboratórios já à disposição dos alunos são de Simulação Realística, Habilidades Cirúrgicas, Hospital Simulado, Microscopia, Multidisciplinar, Anatomia e Morfofuncional. Também foram levadas em consideração, conforme os administradores, a segurança e a facilidade de deslocamento, já que a faculdade e o hospital ficam a cerca de 200 metros de distância um do outro.




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895