Parecer ao CNPq diz que gravidez atrapalha carreira

Parecer ao CNPq diz que gravidez atrapalha carreira

Professora da UFABC relatou o caso nas redes sociais. Universidade e conselho federal se manifestaram em repúdio ao ocorrido

Estadão Conteúdo

publicidade

A professora e pesquisadora Maria Carlotto, da Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Paulo, expôs nas redes sociais, na terça-feira, um parecer preconceituoso recebido em um processo seletivo de bolsa de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

De acordo com ela, entre as justificativas para a avaliação negativa, foi dito que as 'gestações atrapalharam' algumas iniciativas da carreira. O CNPq repudiou o ocorrido após a repercussão do relato. No entanto, embora a própria agência tenha classificado a avaliação como preconceituosa, ela foi o ponto principal para o resultado final preliminar - que cabe recurso - da bolsa, de acordo com Maria.

A UFABC se disse 'perplexa' e 'indignada' com o parecer. 'Resultado preliminar da bolsa produtividade do CNPq: reconhece minha carreira, mas aponta que não fiz pós-doutorado fora. Pandemia? Governo Bolsonaro? Não... ‘Provavelmente suas gestações atrapalharam essas iniciativas, o que poderá ser compensado no futuro’. Vontade de chorar', escreveu no X, antigo Twitter. Segundo ela, o pós-doutoramento não era critério para o benefício. Com esse parecer, veio outro, que foi 'muito favorável', conta.

Conforme o currículo disponível na plataforma Lattes, ela é formada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo em 2005. Concluiu um mestrado em Sociologia, também na USP, sobre a nova Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e seus efeitos sobre o sistema nacional de pesquisa e inovação em 2008. Entre 2010 e 2011, realizou um estágio na Université de Paris IV-Sorbonne, na área de sociologia do conhecimento. Em 2014, defendeu o doutorado no Programa de Pós-graduação em Sociologia da USP.

Atualmente, é professora do Bacharelado em Ciências e Humanidades, do Bacharelado em Relações Internacionais (BRI) e do Programa de Pós-graduação em Economia Política Mundial da Universidade Federal do ABC (UFABC). O CNPq disse estar ciente do ocorrido e afirmou que o juízo é 'inadequado', tanto porque um estágio no exterior não é requisito para o edital, quanto por ser 'preconceituoso com as circunstâncias associadas à gestação'. E informou que 'a agência instruirá seu corpo de pareceristas para maior atenção na emissão de seus pareceres'.




Pós-graduação, Formação para dirigentes educacionais e Prêmio de redação: confira a agenda deste sábado

Seleções são realizadas pela Universidade Estadual do RS, Federal do RS e Associação dos Juízes do estado

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895