Plataforma facilita o acesso de dados do Ensino Superior

Plataforma facilita o acesso de dados do Ensino Superior

Informações disponibilizadas pelo Inep atendem a política de informações abertas do Poder Executivo

Correio do Povo

Números de alunos ingressantes e concluintes, assim como taxa de desistência, fazem parte do censo

publicidade

Usuários interessados em consultar as principais estatísticas e os indicadores resultantes do Censo da Educação Superior têm agora à disposição o Painel de Business Intelligence (BI), plataforma que facilita o acesso aos dados. A iniciativa foi lançada ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e é mais uma ação para atender a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal.

As informações estão organizadas a partir de diferentes focos do censo, como instituições de ensino, cursos de graduação, vagas, matrículas e docentes. Apresentados por meio de gráficos, tabelas e mapas, os dados podem ser acessados por qualquer pessoa, como gestores e técnicos da administração pública, jornalistas, organizações da sociedade civil, instituições de ensino e pesquisadores.

Devido ao grande volume de informações sintetizadas, o Inep organizará, para 2023,  ações para orientar os usuários da plataforma, como transmissões ao vivo e treinamentos de grupos específicos de usuários. Em breve, o órgão disponibilizará um link para os usuários informarem problemas na plataforma ou apresentarem sugestões. As ferramentas passarão por aprimoramento constante, visando atender às necessidades do usuário. Desse modo, algumas formas de apresentações dos dados poderão ser alteradas, conforme o retorno dos usuários sobre a usabilidade da ferramenta.

O BI do Censo da Educação Superior integra o InepData, conjunto de painéis que facilita o acesso da sociedade às informações produzidas pela autarquia. O Inep permite o uso dos dados e a reprodução dos painéis ou informações  da plataforma, desde que a fonte seja citada.




Pós-graduação, Cursos técnicos e Educação para sustentabilidade: Confira a agenda desta terça-feira

Abertas vagas gratuitas para mestrado, doutorado, cursos técnicos e livres

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895