Portões já estão abertos para o primeiro dia de prova do Enem 2021

Portões já estão abertos para o primeiro dia de prova do Enem 2021

Participantes devem usar máscara e guardar distância de 1,5m para evitar aglomeração; exame começa oficialmente às 13h30

R7

Exame começa oficialmente às 13h30min deste domingo

publicidade

Os portões já estão abertos para o primeiro dia de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os candidatos têm até às 13h, horário de Brasília, para acessar no local de exame. A aplicação começa às 13h30 em todo país. Todos os participantes devem usar máscara cobrindo o nariz e a boca enquanto estiverem no local de prova e devem manter a distância de 1,5m para evitar aglomeração como medidas de segurança contra a Covid-19.

Os portões serão fechados pontualmente às 13h. A prova começa às 13h30 em todo o Brasil, e terá 5h30 de duração para que os candidatos respondam a 90 questões de linguagens e ciências humanas, e produzir uma redação. Nesta edição, o tema será o mesmo, tanto para o Enem impresso quanto para o digital e, em ambas modalidades, o texto deverá ser feito à mão. Por isso, é obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.

A partir das 18h30 os participantes poderão deixar o local de prova com o caderno de questões e a prova será encerrada às 19h.

Veja Também

No próximo domingo (28), os candidatos terão até às 18h30 para responder a 90 questões, sendo 45 de matemática e 45 de ciências da natureza (química, física e biologia).

Todos os participantes deverão usar máscaras cobrindo o nariz e a boca. O Inep recomenda que o candidato leve uma máscara de reserva para qualquer eventualidade. Vale levar álcool em gel e manter a distância mínima de 1,5m como forma de prevenção à Covid-19. Estudantes que apresentarem sintomas de Covid ou qualquer doença descrita no edital não deve ir até o local de prova. O Inep orienta que o candidato peça a reaplicação do exame via a Página do Participante.

A organização do Enem só aceita caneta esferográfica de tinta preta feita de material transparente. A dica é levar ao menos duas caso uma falhe na hora de preencher o cartão de respostas. Nada de lápis, borracha ou estojos.

No dia das provas é obrigatório levar um documento original e oficial com foto. São aceitos: RG (Carteira de Identidade), CNH (Carteira Nacional de Habilitação), carteira de trabalho ou passaporte (para os estrangeiros). Em caso de perda ou roubo de algum documento oficial, o participante deve apresentar comprovante de que solicitou a segunda via ou o B.O. (Boletim de Ocorrência).

O participante não pode levar nenhum tipo de equipamento eletrônico, nem relógio. O celular deverá ficar guardado e desligado — qualquer emissão de sinal soro desclassifica o candidato.

Enem 2021

O Enem será aplicado nos dias 21 e 28 de novembro para mais de 3 milhões de estudantes em todo o país. No primeiro dia de prova, os participantes farão as provas de linguagens, ciências humanas e redação. No segundo, matemática e ciências da natureza.


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895