Procuradoria marca encontro para discutir anúncio de recesso escolar em Porto Alegre
capa

Procuradoria marca encontro para discutir anúncio de recesso escolar em Porto Alegre

Deputada avalia que estudantes e professores serão prejudicados por mudança no calendário de fim de ano

Por
Correio do Povo

Geraldo Costa da Camino foi acionado pela deputada Sofia Cavedon

publicidade

Mesmo tarde da noite, nessa sexta feira, o procurador-geral do Ministério Público de Contas do RS (MPC), Geraldo Da Camino, recebeu o pedido de ajuda encaminhado pela presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do RS, deputada Sofia Cavedon, "para buscar tranquilidade no término do ano letivo das escolas municipais". Ele agendou para segunda feira, às 11h45min, encontro para receber representação "contra a interferência extemporânea e unilateral no ano letivo, que faz o secretário municipal da Educação, Adriano Naves de Brito, ao suspender as aulas nos dias da semanas entre o Natal e o Ano Novo". 

Segundo Sofia, a decisão interrompe processos pedagógicos, planejamento de formaturas, férias, avaliações, alimentação escolar, etc. A deputada destaca que tal atitude contraria a própria orientação, que impediu as escolas preverem "pontes" nesse período no calendário escolar. Além disso, a parlamentar criticou o fato de a medida ser determinada na sexta feira à tarde que antecede o período. "Nem tempo hábil para avisar os estudantes há", frisou

Após várias tentativas de tratar, por telefone, tanto com o secretário quanto com a secretária adjunta, Sofia afirma que precisou acionar o MP, sob pena de serem prejudicados professores, funcionários de escola e estudantes."Faremos a representação contra a falta de diálogo do governo estadual na pessoa do secretário estadual da educação Faisal que determinou a recuperação dos dias letivos, sem receber a deputada e deputados da comissão de educação e nem o Cpers para negociar o ponto dos e das grevistas e a recuperação das aulas - condição estabelecida pela categoria em assembleia para o término da greve."