Projeto Help leva superação e apoio emocional aos jovens das escolas gaúchas, em 2023

Projeto Help leva superação e apoio emocional aos jovens das escolas gaúchas, em 2023

No ano de 2022, o Projeto Help esteve presente em 54 escolas e alcançou mais de 8 mil alunos, no Rio Grande do Sul, prestando auxílio socioemocional aos docentes e discentes; e em 2023, já realizou atividades nos ambientes escolares e pretende expandir o seu trabalho para ajudar o maior número de pessoas possível.

Correio do Povo

publicidade

Neste ano de 2023, o trabalho do “Help nas Escolas” já foi iniciado no estado, e alcançou - através de palestras - centenas de alunos das escolas públicas e particulares, nas cidades de Alvorada (na E.E.E.F Marechal Manoel Luiz Osório e no Colégio Estadual Érico Veríssimo); Gravataí (E.M.E.F Suely Silveira Soares); Canoas (E.M.E.F Arthur Oscar Jochims e o Santa Marina Educacional); Caxias do Sul (E.E.E.M Olga Maria Kayser); e em Viamão (Escola Jardim Outeiral). O grupo entende que a sua atuação não deve ser somente no Setembro Amarelo, mas durante todo o ano, pois as doenças e complexos emocionais não estão presentes somente em um mês, e sim todo dia do ano, porquanto há pessoas que carecem de ajuda.

Em 2022, foram noticiados diversos casos de crises de ansiedade dentro das escolas, e até mesmo automutilação; e relatos de alunos que optaram por estudar de forma online por conta dos problemas de saúde mental, como a síndrome do pânico, depressão e fobia social. Além do Brasil liderar o ranking mundial como o país mais ansioso do mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS-2022), o Rio Grande do Sul é o estado com a maior taxa de suícidio do país, aponta o DataSUS.

Ao prezar pela saúde mental e emocional dos alunos e professores, diversos colégios no estado gaúcho já formaram parcerias com o Projeto Help. O “Help nas Escolas”, é um meio de alcançar e ajudar pessoas, sejam do corpo discente ou docente, que enfrentam qualquer dificuldade emocional. E, esse auxílio se dá através de palestras e atividades que somam forças com as instituições de ensino, em prol do bem-estar dos alunos e funcionários, e também proporciona uma revitalização do ambiente escolar.

Até hoje, foram mais de 1500 escolas atendidas e mais de 250 mil alunos alcançados em todo o Brasil. O objetivo do projeto é promover e auxiliar o estímulo ao autoconhecimento, o gerenciamento das emoções, o bem estar nos relacionamentos, a escuta qualificada, bem como aconselhamentos e estabelecimento de vínculos de confiança.

O Projeto Help, com o seu lema “Não te julgo, te ajudo”, é composto por voluntários que enfrentaram e superaram diversos problemas emocionais, dentre eles: ansiedade; depressão; trauma; síndrome de pânico; desejo e tentativa suicida. Pois visam, através das suas histórias, mostrar que há possibilidade de superação, apesar de tais barreiras parecerem intransponíveis. Portanto, o Projeto se mostra essencial haja visto os dados mencionados acima.

Dentre as atividades propostas, o Cantinho do Desabafo, visa proporcionar a escuta qualificada, onde os voluntários se disponibilizam para tal; o Tatame da Vida, que procura promover exemplos de superação através das artes marciais; e possui enfoque nas palestras, como a “Palestra Batalha dos Pensamentos”, a qual ensina o aluno a combater e neutralizar pensamentos prejudiciais à saúde mental. 

*Texto de Ana Carolina Schneider Duarte




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895