Projeto Jovem Tech da UniRitter realiza formatura de jovens de comunidades da Zona Norte

Projeto Jovem Tech da UniRitter realiza formatura de jovens de comunidades da Zona Norte

Capacitação digital oferecida gratuitamente pela universidade foi ampliada neste ano ao campus FAPA da instituição


Correio do Povo

publicidade

A UniRitter realizou, na tarde dessa quinta-feira (29), a formatura da primeira turma do projeto Jovem Tech do campus FAPA. Ao todo, 20 jovens entre 15 e 25 anos – selecionados em parceria com a Cooperativa dos Trabalhadores Autônomos das Vilas de Porto Alegre (Cootravipa) – receberam o certificado da capacitação digital. Além da indicação dos alunos, a cooperativa também foi responsável pelo transporte desses estudantes durante os dias de aula.

O curso oferece dois encontros semanais ao longo de três meses. Os alunos realizaram trilhas de capacitação e conexão com o mundo universitário e o mercado de trabalho. As aulas, ministradas por estudantes do curso de TI da universidade, com a supervisão de docentes da instituição, apresentaram conteúdos como introdução técnica de inserção ao mundo digital e ao pensamento computacional, lógica básica, raciocínio lógico e computacional e desenvolvimento de jogos e aplicações a partir de ferramentas lúdicas de programação, além de comunicação, desenvolvimento pessoal, trabalho em equipe e resolução de problemas.

“O projeto gera a oportunidade da descoberta e do experimento, proporcionando a esses jovens acesso ao ambiente universitário, troca de experiência, convívio, interação e aprendizado. Nosso objetivo é possibilitar um despertar para a carreira em uma profissão que está em alta e carente de bons profissionais e contribuir para a absorção desses jovens pelo mercado de trabalho”, explicou Vinícius Cassol, coordenador do Jovem Tech no campus FAPA da UniRitter.

Essa é a terceira turma do Jovem Tech, que foi ampliado após o sucesso da primeira edição do campus Zona Sul, em 2022, com novas turmas nos dois campi da instituição em Porto Alegre. “Assim que o projeto foi apresentado à Cootravipa, a cooperativa se engajou, pois ele se conecta aos nossos objetivos, como impactar de forma positiva as comunidades onde estamos presentes, principalmente de periferia. Agradecemos à UniRitter pela oportunidade de contribuir no desenvolvimento desses jovens”, disse Imanjara De Paula, presidente da Cootravipa.

Um desses jovens é João Victor Grizza, 17 anos, que se destacou ao longo do curso e sonha em seguir na área. Grizza, que irá se formar no Ensino Médio neste ano, ganhou um computador na cerimônia como prêmio pelo grande interesse demonstrado ao longo de toda a capacitação.

“É muito legal receber esse crédito por todo o esforço e trabalho que tive durante o curso. Não esperava ganhar o prêmio, porque tem diversos alunos muito dedicados e que conseguiram atingir suas metas, mas agora vou poder desenvolver no computador tudo que aprendi no curso e procurar mais especialidades dentro da programação”, contou o jovem, ainda surpreso, mas já visando os próximos passos. “Minha expectativa agora é continuar no curso para o segundo módulo e futuramente fazer algum curso de graduação dentro da área de computação”.

O garoto recebeu o presente das mãos do capitão do tetracampeonato mundial de futebol, Dunga, também convidado a falar palavras de motivação para a turma. “Para mim, é gratificante poder entregar um prêmio de reconhecimento e esforço a quem se destacou. Acredito que na vida a gente tem que sempre buscar se capacitar, e premiar um aluno é mostrar que sempre tem alguém observando a evolução. É preciso dar os parabéns para a UniRitter e para a Cootravipa por oportunizar uma capacitação tão importante para os jovens", afirmou o ex-jogador e ex-treinador da Seleção Brasileira. 

O Jovem Tech da UniRitter faz parte do projeto nacional da Ânima Educação “Favela Tech, Jovem Tech”, vinculado ao Ânima Hub, rede de laboratórios que tem o objetivo de acelerar oportunidades de inovação e empreendedorismo. A iniciativa oferece o ingresso na área da tecnologia da informação, desenvolve competências e habilidades iniciais relacionadas ao setor, além de apoiar na inclusão de talentos no mercado de trabalho. O projeto vai ao encontro das expectativas e tendências da área, que vem crescendo nos últimos anos.




Pós-graduação, Formação para dirigentes educacionais e Prêmio de redação: confira a agenda deste sábado

Seleções são realizadas pela Universidade Estadual do RS, Federal do RS e Associação dos Juízes do estado

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895