Ranking de sustentabilidade destaca universidades do RS

Ranking de sustentabilidade destaca universidades do RS

Lista internacional indonésia avaliou 1.050 instituições de todo o mundo. Univates e Ufrgs estão no top 10 brasileiro

Bárbara Niedermeyer*

Na Univates, comunidade pode fazer uso das “Bicivates” para circular nos espaços do campus

publicidade

Diversas universidades gaúchas começaram a semana de uma maneira especial: obtendo novos reconhecimentos internacionais em práticas de sustentabilidade. Entre elas, um destaque foi para a Universidade do Vale do Taquari (Univates), em Lajeado, que conquistou a 9ª posição no país e a 252ª no ranking geral da Universitas Indonesia GreenMetric World University (UI GreenMetric), divulgado nesta segunda-feira (12/12). Logo após, está a Universidade Federal do RS (Ufrgs), em Porto Alegre, a 10ª entre as brasileiras e a 272ª no mundo, tendo avançado 58 posições em nível mundial desde a última divulgação, em 2021.

Esta é a 3ª vez que a universidade lajeadense figura na lista. Segundo o engenheiro ambiental da Univates, Gustavo Schäfer, o sentimento é de gratidão pelo reconhecimento do trabalho que é feito diariamente: “Quando recebemos esse retorno é uma sensação muito gratificante, pois mostra que estamos no caminho certo para levar a universidade a ser cada vez mais sustentável, e também mostrar isso a comunidade”. O engenheiro cita que um dos focos das ações está na preservação da natureza no campus, que ocupa 56 hectares e tem mais de 35% deles ainda recoberto com sua vegetação nativa. Uma das  ações implementadas é o Bicivates, no qual a comunidade pode fazer retirada gratuita de bicicletas para uso.

A listagem certificou 1.050 instituições de Ensino Superior no mundo. Na América Latina, estiveram classificadas 135 instituições, ficando a Universidade de São Paulo (USP) como a 1ª colocada no país e 10ª na posição mundial. O Brasil tem 39 participantes. O 1º lugar mundial foi para a holandesa Wageningen University & Research.

Outras instituições gaúchas na lista são a Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal do Rio Grande (Furg). O ranking foi lançado e considera 39 indicadores. A classificação completa está disponível no site da UI GreenMetric.

*Sob supervisão de Claudia Chiquitelli




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895