Relatório sobre a situação da rede de Ensino de Porto Alegre é entregue ao MP/RS

Relatório sobre a situação da rede de Ensino de Porto Alegre é entregue ao MP/RS

Foi constatada a necessidade de obras, reformas, consertos, recursos humanos, demandas de inclusão e outros projetos

Correio do Povo

Dados revelam que situação das escolas requer cuidados e ações urgentes

publicidade

O primeiro relatório sobre a situação da rede municipal de Ensino de Porto Alegre foi entregue nesta segunda-feira (10/7) ao Ministério Público do RS (MP/RS). Os dados foram coletados na cidade entre março e junho último. Segundo a deputada estadual Sofia Cavedon, presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, as informações foram buscadas por meio de visitas presenciais, diálogo com diretores, professores e comunidades.

A situação física de 80 escolas foi vistoriada, havendo análise de necessidade de obras, reformas, consertos, recursos humanos, demandas de inclusão e outros projetos. A ação foi realizada por Sofia e pelo vereador Jonas Reis, da Comissão de Educação da Câmara Municipal.

Em nota, a equipe ressalta que não houve vistoria técnica, já que é tarefa que compete aos órgãos municipais. O documento foi entregue às promotoras do MP/RS Luciana Moraes Dias e Cristiane Della Méa Corrales, com participação do novo procurador-geral do MP/RS, Alexandre Saltz.

Sofia avalia que a situação física das escolas municipais precisa de cuidados e ações urgentes. Informa que, das 80 escolas visitadas, 51 precisam de reformas ou consertos em prédios, pátios e/ou quadras esportivas. Em 40, há urgência de obras estruturais; em 47, na rede elétrica; e 31, na rede hidráulica.

Além disso, a deputada assinala a carência de professores, principalmente para as Salas de Integração e Recursos (SIR), onde são atendidos os alunos da educação inclusiva. “A falta de monitoria no município está impedindo o avanço dos processos pedagógicos, de projetos, de inclusão e das atividades diárias nas escolas”, resume Sofia.

 




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895