São Gabriel quer sediar um campus do IFFar

São Gabriel quer sediar um campus do IFFar

Prefeitura, lideranças políticas e comunidades escolares pleiteiam, ao governo federal, a expansão do Instituto Federal Farroupilha na cidade

Correio do Povo

Desde 2014, o município já possui um centro de referência do Instituto

publicidade

A Prefeitura de São Gabriel, em conjunto com lideranças políticas e escolares, pleiteia, junto ao governo federal, a escolha da cidade para receber um campus do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). Desde 2014, o município já possui um centro de referência da Instituição de Ensino Superior (IES). Entre os principais argumentos citados pelo grupo para a criação do campus estão: localidade, demanda por novos cursos e maior qualificação da mão de obra regional.

O prefeito Lucas Menezes argumenta que a criação do Instituto valorizaria a região e permitiria que os jovens estudassem mais perto de casa. “Além disso, a maior circulação de estudantes, professores e outros funcionários do campus terá reflexos positivos na economia e no desenvolvimento geral da cidade”, avalia. Já a diretora do atual centro de referência do IFFar, Lurdes Zanchetta, ressalta que o campus, em curto e médio prazos, passaria a ofertar também Ensino Médio integrado, contando com alimentação gratuita.

Atualmente, a unidade instalada em São Gabriel tem cinco turmas: duas, em Agroindústria; uma turma de Manutenção e Suporte em Informática; uma, de Pedagogia; e outra, de licenciatura em Matemática. A professora explica que, no total, são 125 alunos ativos. Com o campus, a unidade passaria a ter autonomia administrativa, financeira e pedagógica. E teria a possibilidade de ampliar a variedade de cursos técnicos e superiores públicos, gratuitos e de qualidade. 

A mobilização pela expansão da IES já envolve uma Comissão Pró-Campus São Gabriel, criada em julho deste ano. O edital para que os municípios se candidatem a receber o campus deve ser publicado neste mês. Conforme a portaria do Ministério da Educação (MEC), os municípios que já possuem centros de referência vão ter vantagem. 

 




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895