SBPC reafirma defesa à ciência e tecnologia e critica cortes no orçamento

SBPC reafirma defesa à ciência e tecnologia e critica cortes no orçamento

Governo federal deve anunciar cortes nas áreas de educação e saúde

Correio do Povo

publicidade

O anúncio de possíveis cortes em áreas críticas no país para compensar o desbloqueio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) foi criticado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Em nota, a entidade manifestou indignação com essa recente medida do governo federal.

O documento foi divulgado na 74ª Reunião Anual da SBPC, que ocorre nesta semana (24 a 30 de julho), na Universidade de Brasília (UnB). O importante evento de ciência e tecnologia (C&T) do país aborda, nesta edição, o tema “Ciência, independência e soberania nacional”, por ser o ano do bicentenário da Independência, e aliando a data ao futuro do Brasil, com foco no setor.

“Assombra que os novos cortes sejam justificados pela equipe econômica como forma de abrir espaço no orçamento para atender ao financiamento da Cultura, promovido pela Lei Paulo Gustavo, e o piso dos agentes de saúde”, diz o comunicado. E argumenta que “ao invés de somar investimentos, como era a intenção do Congresso Nacional ao aprovar as leis que protegem a cultura, a saúde e a ciência, o Ministério da Economia pune as pastas, reduzindo seus já escassos recursos”.

A nota ainda assinala que, “se ainda restar alguma intenção do governo em zelar pelo desenvolvimento do país, esperamos que ele opte por cortar as verbas que deu, sem transparência, à sua base partidária por meio do orçamento secreto”.

Conforme o Ministério da Economia, o corte afetará, especialmente, os ministérios da Saúde e da Educação, por terem maiores orçamentos. E aponta que os três bloqueios feitos neste ano somam R$ 12,74 bilhões.




Pós-graduação, Formação para dirigentes educacionais e Prêmio de redação: confira a agenda deste sábado

Seleções são realizadas pela Universidade Estadual do RS, Federal do RS e Associação dos Juízes do estado

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895