Seis mil participam de vestibular da Ulbra em Canoas

Seis mil participam de vestibular da Ulbra em Canoas

Medicina, com 23 candidatos por vaga, foi o curso mais procurado no certame

Marco Aurélio Ruas

Seis mil participam de vestibular da Ulbra em Canoas

publicidade

Cerca de seis mil estudantes realizaram o Vestibular da Ulbra, em Canoas, na manhã de domingo. Através da prova, serão preenchidas as vagas dos 50 cursos presenciais e 20 de Ensino a Distância (EAD) disponibilizados pela instituição. Com 23 candidatos por vaga, o curso de Medicina foi o procurado, seguido por Odontologia, Medicina Veterinária e Direito. A prova foi iniciada com alguns minutos de atraso, por conta da nova regra publicada no edital. Não vestibulando pôde entrar com o celular em sala de aula.

A novidade gerou confusão entre os estudantes. Entretanto, os funcionários da instituição conseguiram controlar a situação. “É o mais correto”, disse Júlia Andrade, de 16 anos, sobre a novidade. A jovem prestou seu primeiro vestibular, e já tem como expectativa ficar em primeiro lugar em Medicina. “Sempre estudei bastante, desde pequena. E esse ano me dediquei bastante”, relatou. Por outro lado, o estudante Felipe Martins tentará uma vaga em Medicina pela segunda vez. “No primeiro ano me faltou Redação”, contou.

De acordo com o vice-reitor da Ulbra, Ricardo Willy, o número de candidatos poderia ter sido ainda maior se não houvesse problema para escolher a data do Vestibular. “Difícil achar as datas com o Enem, Enade e os outros vestibulares ocorrendo no final do ano. Se é só o Vestibular da Ulbra hoje passa dos 50 candidatos por vaga em Medicina”, disse. Segundo ele, pelo menos outras duas instituições do Estado promoveram seus vestibulares no mesmo dia.

O Vestibular da Ulbra contou com duas provas diferentes. Os vestibulandos de Medicina realizaram uma ‘prova longa’, contendo todas as disciplinas e o mínimo de três horas de realização. “Precisamos fazer uma seleção muito rigorosa. Temos que ter candidatos excelentes de saída”, justificou o vice-reitor. Para o restante dos cursos os estudantes realizaram uma ‘prova média’, com questões de Português e Matemática, além da Redação.

O listão dos aprovados será divulgado no dia 1º de dezembro, a partir das 18h, no site da universidade. Para os candidatos dos cursos EAD, os resultados serão divulgados sistematicamente no site e informados por e-mail aos mesmos em até uma semana. As datas das matrículas variam conforme o calendário do campus ou polo. Em Canoas, as matrículas ocorrem nos dias 2, 5 e 6 de dezembro, das 9h às 20h. As aulas para todas as unidades e polos iniciam em 20 de fevereiro.



Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895