Sete unidades da Ufrgs seguem ocupadas por estudantes de 20 cursos

Sete unidades da Ufrgs seguem ocupadas por estudantes de 20 cursos

Universitários protestam contra a PEC dos gastos públicos

Bibiana Dihl | Rádio Guaíba

publicidade

Sete unidades acadêmicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) seguem ocupadas por estudantes de 20 cursos em diversos campi da instituição. Os universitários fazem pressão contra a PEC 241, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos, contra a reforma do Ensino Médio e, em nível estadual, contra o projeto chamado de “Escola Sem Partido”. As ocupações ocorrem em diversos estados do Brasil, e não há previsão de término.

A universidade não confirma, mas, conforme os alunos, a maior parte das aulas não acontece nos seguintes locais: Instituto de Letras, Faculdade de Educação, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação Social, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Instituto de Psicologia e Campus do Litoral Norte. Nos prédios, são ministradas aulas coletivas sobre os temas alvos do protesto.

A assessoria de imprensa da Ufrgs esclarece que as unidades são autônomas, de modo que a direção de cada curso lida individualmente com a situação. A Reitoria acompanha as ocupações, mas não há um balanço de como as aulas são afetadas, nem se o calendário letivo vai ser alterado.

Conforme a página no Facebook Ocupa Tudo Brasil, devem acontecer outras assembleias e reuniões de cursos ao longo da semana. O objetivo é ampliar a mobilização, convocando outros estudantes.

Veja quais são os cursos engajados, conforme a página Ocupa Tudo Brasil
1. Letras
2. Biologia Marinha
3. Bacharelado Interdisciplinar
4. Educação no Campo
5. Pedagogia
6. Filosofia
7. Ciências Sociais
8. História
9. Arquitetura
10. Design
11. Psicologia
12. Fonoaudiologia
13. Serviço Social
14. Jornalismo
15. Publicidade
16. Relações Públicas
17. Biblioteconomia
18. Museologia
19. Arquivologia
20. Políticas Públicas



Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895