Três estudantes de Novo Hamburgo vão representar o RS em feira de ciência e engenharia nos EUA

Três estudantes de Novo Hamburgo vão representar o RS em feira de ciência e engenharia nos EUA

Jovens são alunas da Escola Técnica Liberato e tiveram seus trabalhos selecionados na Mostratec 2022

Correio do Povo

Manuela, Helena e Sofia vão participar da Regeneron ISEF, que acontece em maio, nos EUA

publicidade

Três estudantes gaúchas representarão o Brasil e o Rio Grande do Sul na Regeneron ISEF (International Science and Engineering Fair), maior feira pré-universitária de ciências do mundo, que acontece entre os dias 13 e 19 de maio, em Dallas, Texas (EUA). Alunas da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo, elas desenvolveram dois projetos que foram premiados na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) em 2022. O reconhecimento na mostra, credenciou as estudantes para o evento internacional.

A estudante Sofia Santos, de 18 anos, orientada por Sandro Auler, foi selecionada com o trabalho "Desenvolvimento de válvula exalatória alternativa por prototipagem rápida". As válvulas exalatórias são partes essenciais de um respirador mecânico. Durante a pandemia a falta dessa peça fez com que milhares de respiradores fossem desativados. A jovem pesquisadora desenvolveu uma alternativa à válvula utilizando impressão 3D e materiais biodegradáveis e esterilizáveis. Com isso, foi possível reduzir em 90% o custo da peça, bem como o tempo de produção.

As estudantes Helena Moschetta e Manuela Machado, ambas com 19 anos, desenvolveram o projeto "Uso do grafeno associado a membrana inorgânica nanoporosa para o tratamento da água". Orientadas por Schana Andrea da Silva, elas produziram um material à base de grafeno, um mineral inorgânico e poroso,  que é capaz de absorver elementos contaminantes da água, como óleo de cozinha, por exemplo.

O novo material, além de ser uma opção ambientalmente amigável e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), pode substituir métodos tradicionais utilizados no tratamento da água, como o carvão ativado.




Pós-graduação, Formação para dirigentes educacionais e Prêmio de redação: confira a agenda deste sábado

Seleções são realizadas pela Universidade Estadual do RS, Federal do RS e Associação dos Juízes do estado

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895