Tranquilidade marca segundo dia do Enem

Tranquilidade marca segundo dia do Enem

Domingo derradeiro do exame teve provas de Matemática e Ciências da Natureza, divididas em 90 questões objetivas

Christian Bueller

publicidade

Estudantes inscritos para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) participaram, neste domingo, da segunda maratona de provas. Os participantes encararam 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia). Conforme o edital, o gabarito oficial deve ser divulgado na quarta-feira, dia 23. Dos 3,4 milhões de inscritos, 146.784 gaúchos estavam aptos a fazer as provas nos dois domingos. O número no RS caiu mais de 2,7% se comparado ao ano passado.

Em Porto Alegre, um terço dos 21 mil aptos para as provas se concentrou na PUCRS, o local com maior volume de candidatos da Capital. Diferente do primeiro dia do Enem, no domingo anterior (13/11), quando houver correria dos tradicionais estudantes que chegam atrasados ao local do exame, o segundo dia registrou mais pessoas que já estavam no interior da universidade antes dos portões se abrirem, ao meio-dia. É o caso de João Salazar, 17 anos, que saiu de Capão da Canoa às 7h para chegar descansado para as provas. “O primeiro dia foi ótimo, a prova estava bem interpretativa, apesar dos ‘pega-ratões’”, contou, esperando que “as fórmulas saíssem da cabeça” nas questões de Ciências Exatas.

Apesar de ter estudado menos do que pretendia este ano por conta do trabalho na área de Recursos Humanos, Cauã Kozenieski, 19 anos, estava com boas perspectivas para a prova de ontem. “Terminei o Ensino Médio em 2021, então lembro uma coisa ou outra. No primeiro dia, sem estudar, acertei 51 de 90 questões, para mim está ótimo”, revela. A intenção do estudante porto-alegrense é cursar Relações Internacionais ou Engenharia da Produção. “Quero, também, me especializar no segmento que já atuo, onde já tenho aderência”, diz.

Há cerca de um ano e meio morando na Capital, o paulista Vinicius Franco, 23 anos, gostou dos temas abordados no primeiro domingo “Falava sobre humanidade, assuntos necessários”, ressaltou. O aspecto social com questões ligadas à igualdade social e de gênero estiveram presentes no primeiro dia.

A Redação deste ano teve como tema “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais”. Para o segundo dia, a confiança não era das melhores. “Acho que vou ‘psicografar’ a prova inteira”, sorri o jovem, que pretende cursar Serviço Social ou História, se especializando na área da Arte.

O Enem, de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, é a principal porta de entrada para as universidades federais do país por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).




Pós-graduação, Formação para dirigentes educacionais e Prêmio de redação: confira a agenda deste sábado

Seleções são realizadas pela Universidade Estadual do RS, Federal do RS e Associação dos Juízes do estado

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895