Tutores visitam instituições de ensino estaduais e preocupam gestão escolar

Tutores visitam instituições de ensino estaduais e preocupam gestão escolar

Cpers aponta medida como forma de "fiscalização" do trabalho realizado por servidores

Daiana Garcia

Em reunião realizada dia 18/7, entre o Cpers e a Secretaria da Educação do RS, o sindicato reiteirou contrariedade ao projeto

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Um projeto-piloto da Secretaria Estadual da Educação, que prevê visitas de Tutores Pedagógicos às escolas da rede, tem preocupado direções escolares. A medida foi revelada após relatos do 34º Núcleo (Guaíba) e do 42º (Camaquã) do Sindicato dos Professores do RS (Cpers), que afirmaram que o ingresso destes profissionais está sendo informado em reuniões das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) com diretores e supervisores das escolas.

O Cpers aponta que, até agora, oito tutores atendem 64 escolas de Guaíba, com previsão de ampliação para 90 escolas. Em Camaquã, outras quatro escolas já receberam os profissionais. O 1ºvice-presidente do Cpers, Alex Saratt, assinala que as funções dos tutores já existem na escola, feitas por supervisores e orientadores; e critica essa sobreposição.

O dirigente diz que o sindicato foi pego de surpresa, sem qualquer comunicação sobre a implementação deste projeto. E acrescenta que a assembleia geral do Cpers aprovou moção de repúdio, e que, durante reunião com a Secretaria da Educação do RS (em 18/7), essa contrariedade à medida foi novamente reiterada. 

A diretora geral do 34º Núcleo do Cpers, em Guaíba, Daniela Peretti, questiona a finalidade, do que chama de “fiscalização”. A professora explica que os tutores visitaram escolas da região nos dias 3 e 10/7. Devido à novidade do projeto, ainda não foi definida a periodicidade das visitas desses tutores, mas, segundo o Cpers, a previsão é de que ocorram idas semanais ou quinzenais.

Secretaria da Educação do RS

"Com o intuito de melhorar o processo de ensino e aprendizagem, combater o abandono escolar e diminuir os índices de reprovação na rede estadual de ensino, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) lançou o projeto-piloto da Tutoria Pedagógica. A ação, que ocorre nas regiões de Porto Alegre e Guaíba, é uma estratégia de acompanhamento pedagógico que articula as diretrizes pedagógicas da Seduc com as ações das CRES e das escolas, a partir da perspectiva de fortalecer gestores escolares por meio de um trabalho colaborativo e em parceria com o tutor pedagógico. Este trabalho, até então realizado pelo assessor pedagógico da CRE, continuará sendo realizado pelos servidores da regional com o objetivo de aprofundar uma organização do trabalho que possibilite a aprendizagem com resultados mais efetivos."
 




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