Ufrgs: "Apagamento das mulheres na história" é tema da prova de Redação

Ufrgs: "Apagamento das mulheres na história" é tema da prova de Redação

Sábado foi marcado pelas primeiras provas do exame ainda com História, Língua Portuguesa, Literatura e Matemática

Correio do Povo

publicidade

Além dos exames de História, Língua Portuguesa, Literatura e Matemática, a prova da Ufrgs ainda teve a prova de Redação neste sábado. O tema deste ano foi "O apagamento das mulheres na história e o direito à memória”, título de artigo da juíza do Trabalho Daniela Valle R. Muller.

No começo do texto, a autora afirma: "A verdade é que passamos a enxergar o que já acontece faz tempo, afinal, o apagamento da mulher na história e/ou a diminuição do seu papel eram tidos como ‘naturais’ e só passaram a ser percebidos como problema há pouco tempo.” 

Muller cita exemplos de apagamentos de mulheres na História e defende que “resgatar a memória de luta das mulheres é uma necessidade para enfrentar, hoje, o retrocesso representado pela opressão machista e patriarcal; portanto, conhecer, registrar e divulgar os feitos das mulheres, suas lutas, suas ideias, suas estratégias de solidariedade e enfrentamento é dar nova vida a essas guerreiras, evitando que fiquem nos registros históricos como derrotadas e insignificantes".

De acordo com a Ufrgs, a prova pediu que o vestibulando simulasse fazer parte de um grupo universitário de caráter heterogêneo que estudasse e debatesse assuntos da contemporaneidade. Na situação hipotética, o texto de Daniela Valle R. Muller é lido para o grupo e gera caloroso debate em que alguns colegas concordaram completamente com a autora e outros discordaram veementemente. 

O professor coordenador da atividade pede que sejam criados textos dissertativos que apresentem claramente um posicionamento acerca das opiniões lançadas pela juíza. O vestibulando, então, deveria fazer um dos textos que representaram as ideias daqueles que concordaram ou daqueles que discordaram da autora.




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895