Ufrgs aparece entre as universidades mais sustentáveis, mostra levantamento global

Ufrgs aparece entre as universidades mais sustentáveis, mostra levantamento global

Entre as latino-americanas, universidade está em 6ª posição

Correio do Povo

UFRGS foi o caso mais recente de intervenção para reitoria da instituição

publicidade

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em Porto Alegre, conquistou mais uma posição de destaque em ranking mundial. Conforme 1ª edição do QS World University Rankings: Sustainability 2023, divulgado nesta quarta-feira, a instituição é a 6ª mais sustentável entre as latinas.

Nos indicadores gerais, a Ufrgs fica entre 241º e 260º lugares, das 700 universidades com medidas para enfrentar desafios Ambientais, Sociais e de Governança (ESG). Entre as 31 latino-americanas, a Ufrgs está em 6º, atrás de USP, Universidade Nacional Autônoma do México, PUC-Chile, Unicamp e Unesp. E, dentre as 14 brasileiras, está em 4º lugar. Nos objetivos de Transferência de Conhecimento e Impacto da Educação, a Ufrgs fica em 3º; e de Emprego e Oportunidades e Qualidade de Vida, 5º, em relação às 14 brasileiras listadas.

A outra gaúcha no ranking é a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que está entre as 501 e 550 melhores na classificação geral. Em Impacto Ambiental, a instituição ocupa a posição 400; e em Impacto Social, figura entre as 501 a 700 melhores. Já o Top 5 geral tem: Berkeley (EUA); Toronto e Columbia Britânica (Canadá); Edimburgo (Reino Unido); e Nova Gales do Sul (Austrália). 

Social e ambiental

Lançado pelo QS Quacquarelli Symonds, este é o 1º ranking com foco no desempenho de sustentabilidade social e ambiental em instituições de Ensino Superior. Analisou 700 universidades no mundo, em metodologia que considera indicadores de sustentabilidade ambiental e medidas de impacto social.




Pós-graduação, Formação para dirigentes educacionais e Prêmio de redação: confira a agenda deste sábado

Seleções são realizadas pela Universidade Estadual do RS, Federal do RS e Associação dos Juízes do estado

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895