Ufrgs oferece mais de quatro mil vagas pelo vestibular 2018

Ufrgs oferece mais de quatro mil vagas pelo vestibular 2018

Inscrição para concurso inicia no dia 18

Rádio Guaíba

Inscrição para concurso inicia no dia 18

publicidade

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) divulgou, nesta quarta-feira, o edital para o concurso vestibular 2018. As inscrições serão abertas no próximo dia 18 de outubro e vão até às 23h59min do dia 6 de novembro através do site. As provas serão realizadas entre 7 e 10 de janeiro nas cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves e Imbé/Tramandaí.

Os detalhes referentes ao processo de seleção estão no site da Comissão Permanente de Seleção (Coperse). No total, 4.017 calouros serão selecionados através do exame, correspondendo a 70% do total de entradas previstas para 2018. Os 30% restantes estão reservados ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Os postulantes a uma vaga que não tiverem acesso à internet poderão usar gratuitamente um dos computadores disponibilizados pela universidade para esse fim na Coperse, na rua Ramiro Barcelos, 2574 – Portão K – Bairro Santa Cecília, Porto Alegre, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 17h.

Sistema de cotas e nota do Enem

A Ufrgs ressalta que, no ato da inscrição, o candidato deve optar por usar ou não as notas do Enem 2017 como parte do escore para o vestibular. As vagas foram divididas em 50% para “Acesso Universal” e os outros 50% para “Programa de Ações Afirmativas”, voltado aos egressos do sistema público de Ensino Médio.

A instituição também reforça que, para 2018, “a Universidade aprovou importantes alterações no Programa”, criando vagas reservadas às pessoas com deficiência e a Comissão Permanente de Verificação da Autodeclaração Étnico-Racial, que pela primeira vez vai fazer a verificação fenotípica dos candidatos autodeclarados pretos ou pardos e a verificação documental dos candidatos autodeclarados indígenas.

Todos os candidatos concorrem às vagas do “Acesso Universal” (ampla concorrência), inclusive os inscritos nas vagas reservadas.



Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895