UniRitter amplia programa Jovem Tech com novas parcerias

UniRitter amplia programa Jovem Tech com novas parcerias

Universidade oferece capacitação tecnológica gratuita a jovens de comunidades


Correio do Povo

Universidade oferece capacitação tecnológica gratuita a jovens de comunidades

publicidade

A UniRitter deu início, nesta semana, à segunda etapa do Jovem Tech, que oferece capacitação tecnológica gratuita a jovens de comunidades. Nesta fase, o projeto passa a contar com novos parceiros. Além da prefeitura da Capital, através do do Gabinete da Primeira-Dama com o movimento POA que Cuida, da HMídia e da CUFA, apoiadores desde a primeira turma, o projeto passa a contar com as forças de Cooperativa dos Trabalhadores Autônomos das Vilas de Porto Alegre (Cootravipa) – que, assim como a CUFA, também indicou alunos – e Centro Comunitário da Vila Orfanotrófio (Cencor).

Nesta edição, a UniRitter dará sequência ao curso com aulas de programação para aqueles que passaram pela primeira etapa. Dos 32 que iniciaram, 31 completaram o primeiro semestre e 16 ficaram para a segunda etapa. “Além da retenção e do interesse deles em seguir, alguns também já aproveitaram para colocar em prática os conhecimentos em processos seletivos e conquistar vagas de estágio. A UniRitter, junto aos apoiadores do Jovem Tech, está criando oportunidades para que os jovens carentes de recursos tenham uma formação qualificada e consigam se inserir no mercado de trabalho”, aponta o professor e coordenador do projeto Luciano Bessauer.

Também foi aberta uma nova turma para o conteúdo inicial, que apresenta, ao longo de três meses, introdução técnica de inserção ao mundo digital e ao pensamento computacional, lógica básica, raciocínio lógico e computacional e desenvolvimento de jogos e aplicações a partir de ferramentas lúdicas de programação, além de comunicação, desenvolvimento pessoal, trabalho em equipe e resolução de problemas. 

A capacitação dispõe de aulas presenciais, duas vezes por semana, ministradas por estudantes do curso de TI da universidade com a supervisão de docentes da instituição. As atividades são focadas em trilhas de capacitação e conexão com o mundo universitário e o mercado de trabalho. Por meio do Jovem Tech, a UniRitter reforça seu compromisso em gerar impacto social de relevância. “Por meio das parcerias, oportunizamos aos jovens uma especialização de uma área de muita demanda e que vivencia dificuldades de contratações, além de desenvolver em nossos alunos a responsabilidade social, a empatia e a participação ativa na sociedade”, afirma Bessauer.

A abertura oficial da segunda etapa do Jovem Tech aconteceu na segunda-feira (02), no Auditório Master do campus Zona Sul da instituição, e contou com a presença de todos os parceiros.




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895