Universidade vai utilizar ferramentas de realidade virtual na aprendizagem

Universidade vai utilizar ferramentas de realidade virtual na aprendizagem

Parceria firmada entre a Feevale e + A Educação permite acesso a portfólio que inclui laboratórios virtuais

Felipe Samuel

Empresa +A Educação oferece soluções tecnológicas e de conteúdo

publicidade

Com foco no uso de novas tecnologias para o ensino, a Universidade Feevale fechou parceria com a +A Educação, empresa que oferece soluções tecnológicas e de conteúdo. O acordo anunciado nesta quarta-feira, na Capital, garante acesso a um portfólio que inclui ambiente de aprendizagem, conteúdo didático baseado em metodologias ativas, laboratórios virtuais e ferramentas de realidade virtual e aumentada, além de interface com foco na experiência do aluno.

Além de permitir nova experiência para estudantes e professores, a plataforma Feevale + oferece novas soluções de aprendizagem a partir de uma plataforma centrada na experiência dos usuários. O reitor da Feevale, Cleber Prodanov, avalia que a pandemia acelerou as mudanças na educação. “Era necessário fazer mudanças significativas na maneira como a gente encara a educação. A educação tem que ser observada como uma transformção global, brutal, e que possa integrar e agregar as pessoas”, destaca.

Na avaliação de Prodanov, poucas universidades contam com uma plataforma semelhante. “A gente precisa ir além e obter ferramentas para que o nosso professor desenvolvesse um trabalho mais condizente com o século 21, que nossos alunos tivessem capacidade de ter acesso remoto ou presencial a novas tecnologias do século 21”, afirma. A plataforma Feevale+ apresenta módulos inovadores, como os simuladores de realidade virtual que serão utilizados pelos estudantes das áreas de Engenharia e Saúde. 

Além disso, laboratórios virtuais simularão práticas antes de os estudantes realizá-las de maneira física, proporcionando uma experiência gamificada para o processo de ensino-aprendizagem. Um conjunto de objetos 3D em realidade aumentada também será utilizado e a plataforma LXP unificará todos os itens de conteúdo, proporcionando uma dinâmica diferenciada para as trilhas de aprendizagem elaboradas pelos professores.

O diretor executivo da +A Educação, Celso Kiperman, destaca a importância da parceria com a Feevale e a vocação do Rio Grande do Sul em inovação. “Isso mostra a junção da academia com as empresas e com o mercado de trabalho”, avalia.

 




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895