Universidades Comunitárias expõem desafios e criam Frente Parlamentar Mista

Universidades Comunitárias expõem desafios e criam Frente Parlamentar Mista

Acesso ao Ensino Superior, mudanças na legislação e permanência dos alunos foram pontos destacados por reitores

Correio do Povo

Lançamento da Frente integrou agenda de encontros e debates em Brasília

publicidade

Foi lançada neste mês (3/10), em Brasília, a Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Comunitárias. A atividade integrou a Semana das Instituições Comunitárias de Ensino Superior. No encontro, foi discutido o papel destas universidades; e desafios atuais, como acesso ao Ensino Superior, bolsas ou permanência dos estudantes.

Em audiência pública na Câmara dos Deputados (dia 4/10), reitores das comunitárias cobraram mudanças na legislação, para que sejam mantidos os bons índices de qualidade. Conforme o reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Gelson Rech, existem cerca de 70 instituições no Brasil que enfrentam problemas, como custeio, fechamento de cursos, demissões e concorrência com cursos a distância (EAD).

Uma reunião com o ministro da Educação, Camilo Santana, também foi realizada. E houve encontro com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, quando foi apresentado o modelo comunitário, com vistas a ampliar as parcerias com a pasta. A programação ainda contemplou agenda dos reitores na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e na Comissão de Educação do Senado.




Pós-graduação, Formação para dirigentes educacionais e Prêmio de redação: confira a agenda deste sábado

Seleções são realizadas pela Universidade Estadual do RS, Federal do RS e Associação dos Juízes do estado

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895