Universidades do RS unem forças para projetos de inovação
capa

Universidades do RS unem forças para projetos de inovação

Ufrgs, PUCRS e Unisinos terão cursos ministrados em conjunto

Por
Eduardo Amaral

publicidade

As três maiores universidades do Rio Grande do Sul resolveram unir forças e trabalhar juntas em projetos de inovação voltados para Porto Alegre. Batizado como Pacto Alegre, a união entre Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Pontifícia Universidade Católica (PUCRS) e Unisinos teve o lançamento de seu primeiro curso na noite desta segunda-feira. 

Durante o encontro, que teve o tema Oportunidades em Ecossistemas de Inovação, representantes das três universidades se fizeram presentes para apresentar o projeto do primeiro curso que será ministrado pelas instituições em conjunto. O MBA em Ecossistema de Inovação terá 360 horas aula, e se propõe a unir a formação teórica com a prática através de aulas de imersão. Pró-reitor acadêmico e de relações internacionais da Unisinos, Alsones Balestrin, destaca este lado prático como um dos diferenciais do curso. “Temos o corpo docente do que existe de melhor e também ele alia muito a teoria com a prática, então ele também vai acontecer dentro dos ambientes de inovação, ele visa o bom conceito com a prática de excelência dessas três universidades”

Ao falar do projeto, Balestrin destaca a importância de se desenvolver o que chamam de “ecossistema”, que seria um ambiente mais propício à inovação em Porto Alegre. “Nós precisamos formar soldados do Pacto Alegre, agentes de inovação, lideranças que consigam transformar essa cidade.” Entretanto, ele não deixa de ressaltar que o projeto só funcionará com o comprometimento das pessoas envolvidas. “É um projeto maravilhoso mas que passa por cérebros e pessoas que tenham essa capacidade de liderança e de ajudar a cidade, por isso que esse curso é um dos projetos”

Coordenador do Pacto Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho vai na mesma linha, e acrescenta a percepção de que o projeto mostra um novo caminho ao desenvolvimento tecnológico da Capital. “Tem um fator simbólico que é a gente aprender que fazer junto é muito mais interessante que sozinho quando as três universidades decidem que vão unir seus melhores talentos em prol de um projeto que seja voltado para formação de pessoas que possam nos ajudar a enriquecer o ecossistema e levar adiante todas as ações necessárias para que possamos ter uma cidade cada vez melhor.” As inscrições do curso MBA em Ecossistema de Inovação estão abertas no site http://www.unisinos.br/mba/ecossistemas-de-inovacao, e o começo das aulas está previsto para o dia 24 de outubro.