Universidades e escolas participam da Expointer

Universidades e escolas participam da Expointer

Feira mobiliza estudantes com atividades variadas, como palestras, mostras científicas e exposição de trabalhos, até o dia 3/9

Correio do Povo

Visitação é um dos atrativos do evento

publicidade

A 46ª Expointer, que começou neste final de semana no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, mobiliza o ensino gaúcho em variada programação até 3/9. Com o tema “A inovação faz o agro mais forte”, o evento destaca perspectivas sobre o futuro do setor, qualidade da produção rural do RS e expertise para desenvolver técnicas que aumentem a produtividade no campo. No espaço, universidades e escolas também montam estandes para apresentar pesquisas, trabalhos ou realizar atividades educativas, além de promover visitação de alunos.

A Faculdade de Comunicação Social da Uniritter firmou parceria com o Sistema Ocergs (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do RS), para que os alunos atuem no estande da organização da Feira. Pelo menos 15 acadêmicos, dos campi Zona Sul e Fapa, na Capital, estão envolvidos na cobertura do evento, com desenvolvimento de atividades práticas de audiovisual e fotografia.

A Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, participa com diversas iniciativas, como Café com Networking, dia 30/8; lançamento do Grupo Associado de Agricultura Sustentável do RS (Gaas-RS), em 31/8; ou “Espaço Institucional Feevale/Esteio”, aberto dia 27/8, em parceria com a Prefeitura de Esteio, e com ações focadas em inovação.

Já a Universidade de Passo Fundo (UPF), em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos das Raças Wagyu, marca presença na Feira com estudantes e professores apresentando pesquisas no local. E estará presente na Casa do Veterinário, do Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS, além de promover palestras.

Aulas abertas e exposições atraem estudantes

A área escolar terá intenso envolvimento na Expointer. A Associação Gaúcha de Professores Técnicos do Ensino Agrícola (Agptea) promove um ciclo de palestras com foco em alimentação animal, segurança alimentar e atividades agropecuárias; além da 2ª edição da Mostra Técnica do Ensino Agrícola (Meta). Acesso a informes e agenda completa aqui.

Ainda, o Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) participou, neste sábado (26/8), com alunos do 5º semestre. As aulas de Fruticultura e Produção Animal foram realizadas no espaço da Feira. Em 2/9, o curso de Agronomia também marcará presença, com a visitação de alunos e professores.

A Secretaria Estadual da Educação tem ampla programação de atividades. São realizados painéis e rodas de conversa sobre: educação no campo, presença de mulheres do setor, formação científica em tempos de mudanças climáticas, entre outros temas. A Secretaria também expõe projetos produzidos pelas escolas do campo na Casa da Embrapa, além de realizar a Mostra das Escolas Técnicas Agrícolas na Casa da Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea). Programação completa em no site do Governo do RS.




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895