Universidades fazem pacto pelo desenvolvimento de Porto Alegre

Universidades fazem pacto pelo desenvolvimento de Porto Alegre

Aliança é composta por Ufrgs, Unisinos e PUC

Cláudio Isaías

publicidade

Com a Aliança para Inovação de Porto Alegre, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), a Unisinos e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs) estão construindo um pacto em prol do desenvolvimento e do empreendedorismo da cidade. A avaliação foi feita pelo pró-Reitor de Pesquisa da Ufrgs e coordenador do Comitê Executivo da Aliança pela Inovação Ufrgs, Pucrs e Unisinos, Luís Lamb, que nessa segunda-feira participou do Menu POA, promovido pela Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), no Palácio do Comércio, no Centro Histórico. “Percebemos uma imensa vontade das pessoas que querem colaborar com o projeto. Porto Alegre é uma cidade muito rica em conhecimento", destacou.

O superintendente de Inovação e Desenvolvimento da Pucrs, Jorge Audy, afirmou que as três universidades têm um propósito comum que é buscar a cooperação. "A cidade é acolhedora, inovadora e empreendedora. Inovação é um tema que une todas as pessoas, além de ser a base para o desenvolvimento econômico e social do século 21", ressaltou Audy.

Já o pró-Reitor Acadêmico e de Relações Internacionais da Unisinos, Alsones Balestrin, disse que é fundamental que os governos municipal e estadual, os empresários, a academia e a sociedade sentem na mema e possam criar um ambiente (projetos) não só para a inovação, mas para a cidade. Segundo Audy, o objetivo da Aliança para a Inovação é trabalhar no sentido de transformar o conhecimento gerado nas três universidades em desenvolvimento para Porto Alegre, contribuindo na transformação da cidade em um ecossistema de inovação com a proposta de reter e atrair talentos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida.

Conforme Lamb, o gesto mais importante na formação da Aliança é a boa vontade entre as três universidades e outras instituições que podem fazer parte do projeto. "A ação tem como foco transformar a cidade em uma referência na área de inovação e empreendedorismo no país, potencializando conexões locais, nacionais e internacionais em prol do desenvolvimento social e econômico", explicou.

De acordo com Lamb, transformar a cidade em um polo gerador de novos empreendimentos de base tecnológica e startups, atrair novos investimentos e reter talentos no ecossistema de inovação da Capital são alguns dos resultados esperados. Conforme Balestrin, a Aliança para Inovação de Porto Alegre está alinhada ao posicionamento estratégico da Unisinos, ou seja, inovação e desenvolvimento. "A articulação entre as três universidades abre perspectivas positivas de crescimento e de melhoria da qualidade de vida da cidade”, acrescentou.



Pós-graduação, Formação para dirigentes educacionais e Prêmio de redação: confira a agenda deste sábado

Seleções são realizadas pela Universidade Estadual do RS, Federal do RS e Associação dos Juízes do estado

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895