Veja opções e dicas educativas para as férias escolares de inverno no RS

Veja opções e dicas educativas para as férias escolares de inverno no RS

Período de férias de inverno inicia a partir desta segunda-feira

Maria José Vasconcelos

Fundação Iberê Camargo tem programação cultural gratuita neste final de semana

publicidade

As duas últimas semanas de julho assinalam o período de recesso escolar no Rio Grande do Sul. Com peculiaridade muito própria, as férias gaúchas de inverno são, normalmente, mais curtas do que as dos demais estados no país. Um dos motivos é que, no verão, o RS começa mais tarde o ano letivo.

Nas redes públicas estadual e municipal de Educação de Porto Alegre, as férias serão entre os dias 18 e 31 deste mês. E na rede particular, a maioria promoverá também nesses dias. A Secretaria Municipal de Porto Alegre prevê férias para os alunos a partir de segunda-feira, 18, com formação para professores em 18 e 19 de julho e, depois, recesso docente. E na Secretaria Estadual ocorrem algumas capacitações nesta semana, que será seguida de parada letiva, entre os dias 23 e 31 de julho.

A direção do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do RS (Sinepe) informa que, em geral, as férias escolares nas escolas privadas do RS começam a partir de segunda-feira, 18. Mas lembra que as instituições de ensino têm autonomia para organizar seus calendários escolares e o tempo de duração do recesso, reservando, de 25 a 29 de julho, conforme previsto na Convenção Coletiva de Trabalho. Já o retorno às aulas ocorrerá em 1 de agosto, com as atividades escolares tendo continuidade até 20 de dezembro. No RS, as escolas privadas atendem cerca de 415 mil alunos.

Confira algumas alternativas propostas por especialistas

• Mais momentos em família

A assessora pedagógica e de legislação educacional do Sinepe/RS, Naime Pigatto, orienta as famílias a aproveitarem esse tempo livre para fazer atividades junto com os filhos, seja viajando ou não. Assinala que, se os pais estiverem trabalhando, as noites podem ser uma ótima alternativa para experimentar algo diferente, como preparar uma refeição especial a várias mãos.

“Descansar, dormir, também é importante, assim como repensar a organização dos estudos”, aponta Naime. Nesse realinhamento da rotina, diz que o aluno deve identificar e colocar de lado atitudes que atrapalham a sua concentração, e reforçar hábitos que o ajudam nos estudos. O equilíbrio dos estudos com atividades esportivas, ou outras com as quais os estudantes se identificam, também é uma dica para começar o segundo semestre com algo novo.

Leituras

Um lazer cultural é a leitura, que, neste mês, foi transformada em lei federal, como prioridade na Educação Básica. Conforme justifica a legislação, “a alfabetização plena e a capacitação gradual para a leitura ao longo da Educação Básica como requisitos indispensáveis para a efetivação dos direitos e objetivos de aprendizagem e para o desenvolvimento dos indivíduos”.

Bruno Piva, CEO da Piva Educacional, startup que ajuda crianças e adolescentes a criarem autonomia para estudar, dá cinco dicas para ajudar a despertar o gosto pela leitura: ser exemplo de leitor, oferecer acesso a livros, evitar obras complexas, tornar a leitura algo prazeroso e falar sobre a importância da leitura. “Ler estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, desenvolve criatividade, imaginação, comunicação e escrita, e esses benefícios podem ser explicados, de maneira acessível, para que crianças e adolescentes entendam o papel da leitura no seu desenvolvimento”, resume o especialista.

Cuidados com a saúde física e mental 

No caso dos vestibulandos, André Freitas, gerente de projetos pedagógicos do Sistema pH, considera que é importante aproveitar esse período com a saúde física e mental. Assim, cita: lazer cultural, como visita a museus ou cinema; ter livros, filmes e séries como repertório; e cuidado com aspectos físico-mentais, como manter rotina saudável, com boa alimentação e exercícios. E sugere que os jovens utilizem o tempo para organizar as matérias a longo prazo, para quando as férias acabarem, com cronograma incluindo exercícios, simulados e leituras mais densas para o futuro.

Dicas Educativas

• Iberê Camargo: Em Porto Alegre, o Programa Educativo da Fundação Iberê retoma, de 21 a 31 de julho, sua colônia de férias, com atividades pensadas para crianças com idades entre 6 e 10 anos. De forma lúdica e divertida, o projeto pretende fortalecer o vínculo com a Fundação e incentivar o aprendizado sobre temas voltados à arte e à cultura. Entre as oficinas gratuitas estão gravura em embalagem tetra pak, produção de tinta a partir de plantas e escrita coletiva criativa. A cada encontro, de quinta-feira à domingo, das 15h às 17h, haverá uma programação diferente. 

• Quinta da Estância: Na fazenda de turismo rural e pedagógica Quinta da Estância, em Viamão, as férias escolares de inverno podem ser aproveitadas com atividades ao ar livre, como trilha ecológica, passeio a trator, visitação à Fazendinha, passeio a cavalo (conduzido), duas plataformas de esportes radicais e tirolesa. O diretor de Relacionamento com o mercado da Quinta da Estância, Rafael Goelzer, explica que “a proposta da Quinta da Estância é trazer a reconexão com a natureza, sem aquela correria do dia a dia, fugindo das viagens cansativas e do estresse. Com pais e crianças que poderão aproveitar momentos junto ao meio ambiente natural”. A Fazenda possui atividades para todas as idades, com acompanhamento de monitores e opções para crianças com deficiência, como pracinha adaptada e outras. A programação ainda inclui visitação ao viveiro de imersão, que permite conhecer araras, papagaios e também realizar ordenha; visitação à horta, pracinhas temáticas, pontes suspensas e outras opções.




Pós-graduação, Debates e Seleção para professor: confira a agenda desta sexta-feira

Processos seletivos e atividades com inscrições gratuitas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895