Volta às aulas da Educação Infantil é marcada por sorrisos e reencontros em Porto Alegre

Volta às aulas da Educação Infantil é marcada por sorrisos e reencontros em Porto Alegre

Ao todo, 28,1 mil alunos estão matriculados na rede pública da Capital

Felipe Faleiro

Escola Cantinho Amigo, no bairro Cidade Baixa, com 70 alunos, é uma das que retornaram hoje

publicidade

Um clima festivo e alegre marcou na manhã desta quarta-feira a retomada das aulas nas escolas municipais de Educação Infantil de Porto Alegre. São 28,1 mil alunos até 5 anos e 11 meses de idade, que puderam interagir com os colegas e brincar nas salas de aula. Com suas mochilas e muitos sorrisos no rosto, meninos, meninas, pais e responsáveis foram recepcionados por diretores, professores e equipes pedagógicas. Em duas unidades, o retorno foi acompanhado pela secretária municipal de Educação, Sônia Rosa.

“É um dia de muita alegria e acolhimento. Desejamos a todos um excelente 2023, um ano letivo de muita criatividade e muito trabalho com nossas crianças. Sabemos que a Educação Infantil é o início da trajetória escolar, e aqui se desenvolvem diferentes competências das nossas crianças”, afirmou a secretária, enquanto visitava a Escola Municipal de Educação Infantil Jardim de Praça Cantinho Amigo, no bairro Cidade Baixa.

O local atende em torno de 70 alunos em quatro turmas, dos 4 aos 6 anos de idade. A dona de casa Briza Costa e o auxiliar de produção Victor Batista, pais de Helena, 5, trouxeram a menina para o primeiro dia na turma JB. A família é moradora do bairro Glória, e a pequena frequenta a Cantinho Amigo desde o ano passado. “Este retorno está sendo maravilhoso. Para ela, também é bom, porque na escola ela se desenvolve melhor”, comentou Briza.

Já a microempresária Agatha Fiorin, moradora do Centro Histórico, trouxe o filho Harley, 5 anos, para estudar na mesma turma de Helena. “Estamos bem animados, e ele queria muito retornar. Espero que haja muitas coisas boas neste ano. É bom também para ele rever os colegas e aprender bastante”, disse ela. A diretora da Escola Cantinho Amigo, Gisele Soares, disse que o local se preparou bastante para esta volta às aulas.

“Nos organizamos com muito carinho e cuidado, para que pudéssemos ter um espaço acolhedor para as crianças e repleto de intencionalidade pedagógica. Aqui, pensamos um espaço para que elas possam viver muitas experiências positivas e garantir seus direitos de aprendizagem. E o afeto perpassa essa relação entre o professor e as crianças”, pontuou ela. Já os 35,6 mil alunos do Ensino Fundamental da Capital retornam no próximo dia 22. Somados todos os anteriores aos do Ensino para Jovens Adultos (EJA), Porto Alegre tem 69,1 mil estudantes na rede pública.




Pós-graduação, Formação para dirigentes educacionais e Prêmio de redação: confira a agenda deste sábado

Seleções são realizadas pela Universidade Estadual do RS, Federal do RS e Associação dos Juízes do estado

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895