Água passa por comporta e chega à avenida Mauá em Porto Alegre

Água passa por comporta e chega à avenida Mauá em Porto Alegre

Nível do Guaíba atingiu o pico de 2,94 metros e recuou para 2,92 metros

Correio do Povo e Rádio Guaíba

Barricadas de areia vão reforçar comporta em Porto Alegre

publicidade

* Com informações do repórter Lucas Rivas

Após o Guaíba ter atingido o pico deste sábado - 2,94 metros às 13h39min - o nível caiu para 2,92 metros às 14h13min, segundo o Sistema Metroclima. A água passou embaixo de uma das 14 comportas de contenção e chegou à avenida Mauá, no Centro de Porto Alegre. 

Conforme o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), o equipamento de segurança é um dos que fica permanentemente fechado em uma área mais baixa do Cais Mauá em direção à Usina do Gasômetro. Na segunda-feira, barricadas com sacos de areia serão instaladas para reforçar a vedação.

Em função da força do vento Sul, o nível do Guaíba ainda pode subir. Para que as equipes consigam manter em funcionamento a régua eletrônica de medição, a comporta do Cais Mauá fica aberta no início da tarde. É o que explica o diretor-geral do DEP, Tarso Boelter. “Durante a tarde, nós fecharemos a comporta após finalizarmos a instalação de geradores para manter a régua eletrônica e o monitoramento em funcionamento. Após a conclusão dos serviços, a comporta volta a ser fechada”, explica.

Treze comportas foram fechadas na manhã deste sábado, o equipamento perto da Secretaria da Fazenda segue aberto para que os caminhões possam escoar parte do grãos estocados nos armazéns, conforme ressaltou o superintendente de Portos e Hidrovias do Rio Grande do Sul (SPH), Alcides Capoani. 



Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895