Áreas de pesca e de surfe no Litoral Norte serão revistas

Áreas de pesca e de surfe no Litoral Norte serão revistas

Decisão foi tomada em reunião coordenada pelo Ministério Público em Capão da Canoa

Sandro Sauer / Rádio Guaíba

publicidade

As demarcações das áreas de pesca e de surfe no Litoral Norte e as sinalizações utilizadas na orla gaúcho serão revistas. A medida foi acertada em uma de uma comissão do Ministério Público nesta terça-feira em Capão da Canoa para tratar do assunto. Conforme o promotor Daniel Martini, da Promotoria Regional de Defesa do Meio Ambiente, os integrantes da comissão decidiram, em comum acordo, formar dois grupos de trabalho - um fará reuniões em todos os municípios da orla para revisar e reorganizar as delimitações das áreas necessárias e o outro buscará alternativas de sinalização mais eficaz.

O Ministério Público comunicará as prefeituras a respeito da iniciativa e os resultados deverão ser apresentados em 24 de fevereiro, quando ocorre a próxima reunião da comissão em Capão da Canoa. Caso uma solução definitiva não seja implantada em todos os municípios até 15 de março, a promotoria buscará uma alternativa por via judicial.

No encontro de hoje, também foram debatidos o acesso a financiamento de botes para pescadores e ao seguro para os trabalhadores que se utilizam da pesca de redes e cabo fixo durante verão. Com relação aos botes, cujos equipamentos de segurança são considerados insuficientes pela Marinha, a Capitania dos Portos buscará com a instituição informações sobre embarcações adequadas.

A comissão que analisa a delimitação das áreas de pesca e surfe é formada pela Associação Gaúcha de Surfe, Ministério Público, Comando Ambiental da Brigada Militar, Fórum da Pesca do Litoral Norte, Ministério da Pesca, Emater, Ibama, Marinha do Brasil e Associação dos Municípios do Litoral Norte.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895