Conforme a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), apesar do susto, não houve feridos e nem danos materiais. Na queda, foram atingidas uma cerejeira, um ligustro e um eucalipto.
O administrador do Parque da Redenção, engenheiro agrônomo Celso Waldemar, foi incumbido de elaborar um laudo para verificar as possíveis causas do tombamento. Em agosto, um idoso morreu e outras três se feriram na queda de um eucalipto de 25 metros. Laudos técnicos constataram o apodrecimento interno da árvore.
Empresa vai ser contratada para analisar árvores em parques e praças da Capital
A Smam está em fase de conclusão do processo para contratação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, por dispensa de licitação, para avaliação externa (visual) e interna de cerca de 150 árvores localizadas em parques e praças da Capital.
Os vegetais serão escolhidos conforme critérios de porte e localização. Os técnicos utilizarão aparelhos chamados resistômetro e tomógrafo para análise interna das árvores. A partir das análises, serão elaborados laudos de provável ruptura do tronco e emitidos boletins técnicos com orientações para que a Smam tome as medidas cabíveis em relação a cada árvore.
Além da análise, a empresa fica responsável por oferecer cursos de formação aos técnicos da Smam para que possam realizar avaliações de risco. A expectativa é de que o trabalho do instituto tenha início já em novembro.