Índigenas deixam sede da Funai no Norte do Estado

Índigenas deixam sede da Funai no Norte do Estado

Decisão judicial ordenou que índigenas voltem para cidade origem, em Charrua

Rádio Guaíba

publicidade

A prefeitura de Charrua recebeu, na noite dessa sexta-feira, os 150 índios que saíram da sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Tapejara, no Norte do Estado. Uma ação civil pública, movida pelo Ministério Público Estadual nesta sexta-feira, determinou o retorno das famílias a Charrua até o fim do dia.

A decisão da Justiça, movida em função da vulnerabilidade social de crianças e adolescentes, fez o prefeito do município garantir a reserva de um ginásio de esportes, preparado para receber os índios. Luiz Carlos Franklin da Silva ressalta que a administração pública oferecerá alimentação e condições básicas para que eles aguardem um acordo, a fim de retornar à Reserva do Ligeiro.

O transporte dos índios até Charrua foi feito por um ônibus da prefeitura de Tapejara. A prefeitura aguarda confirmação da viagem para conduzir as famílias ao município vizinho, a 20 quilômetros de distância.

Os índios reivindicam o retorno imediato à reserva, de onde saíram às pressas no sábado após um tumulto que resultou em tiroteio, casas incendiadas e mais de 15 feridos.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895