Geral

Ônibus é incendiado durante protesto em São Paulo

Policiais Militares e moradores sem teto entraram em confronto durante reintegração de posse

Ônibus são incendiados durante protesto em São Paulo
Ônibus são incendiados durante protesto em São Paulo Foto : André Lucas Almeida / Futura Press / Folhapress / CP
Pelo menos um ônibus biarticulado foi incendiado durante reintegração de posse do edifício de 20 andares na avenida São João, na região central da capital paulista. Policiais Militares e moradores sem teto entraram em confronto na manhã desta terça.

Para conter os manifestantes, os policiais usaram bombas de efeito moral e balas de borracha. Uma mulher, integrante do movimento de moradores sem teto, tentou furar o bloqueio dos policiais e, a partir daí, a Tropa de Choque reagiu, reiniciando os disparos de bombas.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a juíza Maria Fernanda Belli, da 25ª Vara Cível do Foro Central, determinou a reintegração de posse do prédio, a pedido da empresa proprietária do imóvel, a Aquarius Hotel Limitada. A Justiça requisitou o apoio da Polícia Militar na desocupação. O edifício é ocupado, de acordo com nota da SSP, por 200 pessoas ligadas ao Movimento Sem Teto do Centro (MSTC).

De acordo com a secretaria, a reintegração estava prevista para ocorrer no dia 11 de junho, porém, na ocasião, foi cancelada porque não foram disponibilizados pela empresa proprietária do imóvel os meios necessários para a desocupação (caminhões e carregadores para o transporte dos pertences dos moradores).

A reintegração foi reagendada para o dia 27 de agosto. Porém, no dia, foi novamente suspensa porque os oficiais de Justiça avaliaram que o número de caminhões e transportadores ainda não era suficiente.

Uma das integrantes do movimento, Shirley Santana, de 35 anos, disse que estava no interior do prédio quando a polícia chegou e atirou bombas pela janela. “As pessoas resistem porque elas não têm para onde ir”, acrescentou.

Assista ao vídeo: 



Bookmark and Share