Ônibus com imigrantes chegam a Porto Alegre

Ônibus com imigrantes chegam a Porto Alegre

Das 13 pessoas que desembarcaram na Capital, 10 foram para outras cidades

Correio do Povo e Rádio Guaíba

Ao menos 13 pessoas desembarcaram na Estação Rodoviária da Capital

publicidade

* Com informações dos repórteres Karina Reif e Eduardo Paganella

Pelo menos dois ônibus com imigrantes do Haiti, Nigéria e Senegal chegaram à Estação Rodoviária de Porto Alegre durante a madrugada desta terça-feira. Conforme a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, 13 pessoas - dois haitianos, um nigeriano e 10 senegaleses - desembarcaram na Capital. 

Um haitiano, morador de Porto Alegre, auxiliou servidores da secretaria na abordagem aos imigrantes. Das 13 pessoas que chegaram à Capital, somente três permaneceram na cidade. Os dois haitianos que desembarcaram foram buscados por um amigo e um senegalês foi encaminhado para casa de um conhecido no bairro Sarandi, zona Norte de Porto Alegre.

Os outros 10 imigrantes seguiram viagem para outros locais, incluindo São Paulo. No Rio Grande do Sul, eles embarcaram em ônibus com destino a Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas e Tapejara.

Apesar de não ter recebido os imigrantes, o Centro Vida Humanístico, administrado pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social que é vinculada à Secretaria Estadual do Trabalho, pede doações para a chegada de haitianos e senegaleses, já que o governo do Estado aguarda a vinda de outras 300 pessoas.

Os imigrantes chegaram ao Brasil pelo Acre e devem fazer a mesma rota utilizada pelo grupo que chegou hoje. Depois de sair de Rio Branco, eles devem fazer uma parada em Campo Grande, no Mato Grosso, em Florianópolis, até chegar a Porto Alegre. O Acre pagou R$ 50 mil por ônibus para transportar senegaleses e haitianos até o Rio Grande do Sul. 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895