Ônibus têm horário noturno reduzido em viagens com menos de cinco passageiros em Porto Alegre

Ônibus têm horário noturno reduzido em viagens com menos de cinco passageiros em Porto Alegre

As linhas que apresentam maior demanda terão os horários da madrugada adiantados durante a pandemia de Covid-19

Correio do Povo

As linhas que apresentam maior demanda terão os horários da madrugada adiantados durante a pandemia de Covid-19

publicidade

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informou nesta sexta-feira que, a partir de hoje, os horários que transportam menos de cinco pessoas durante todo seu itinerário deixam de circular durante o período da noite. A mudança, segundo a empresa, ocorre devido a redução no número de passageiros durante a pandemia de Covid-19.

Algumas linhas que apresentam maior demanda terão os horários da madrugada adiantados. Desta forma, os horários podem sofrer alteração a partir das 19h30min. A consulta sobre a operação deve ser realizada no aplicativo do TRI. Acesse o site da EPTC para conferir os últimos horários de cada linha.

O decreto 20.542/2020, que autoriza a redução da oferta entre 10% e 70% do total das viagens da tabela oficial do dia da operação, prevê a diminuição em 46,6% na circulação. Assim, cerca de 55% da oferta de transporte coletivo continuam em circulação, conforme regras estabelecidas pela administração municipal.

Conforme o secretário extraordinário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Tortoriello, a alteração também atende uma necessidade de receita da empresa. "Sem receitas extra tarifárias, a única saída é adequar os horários conforme a demanda. Isso garante o transporte público para quem necessita dele para atividades essenciais, sem que se deixe de observar as questões de segurança relativas ao coronavírus”, explicou. 

Desde o início desta semana, a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) negocia com a EPTC ajustes na operação para otimizar o sistema, tendo em vista a grave crise neste momento. Os passageiros que utilizam o transporte durante a noite devem consultar, por meio da pesquisa origem e destino, qual linha e horário que mais se adequa a sua necessidade. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895