1ª Região Tradicionalista realiza cavalgada da Chama Crioula

1ª Região Tradicionalista realiza cavalgada da Chama Crioula

Festejos Farroupilhas deste ano têm por objetivo homenagear e comemorar o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi

Cláudio Isaías

publicidade

Oito cavalarianos da 1ª Região Tradicionalista realizaram nesta terça-feira a cavalgada que levou a centelha retirada do fogo simbólico da Pátria e que se juntou com a centelha gerada em Tarumã, em Viamão e formam a Chama Crioula 2021. Ela ficará guardada na sede da 1ª RT no CTG Estância da Azenha até dia o 20 de setembro. O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Carlos Savaris, disse que foi a retirada uma centelha do fogo simbólico da Pátria antes da sua extinção para formar a Chamar Crioula do MTG que permanece acesa até o dia 20 de setembro. Esse ato acontece desde 1947. Segundo Savaris, a pandemia acabou por reduzir o número de participantes. A cerimônia contou com a presença de integrantes da 1ª RT e da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul. A centelha foi levada para a sede da 1ª Região Tradicionalista de onde sairá no dia 14 de setembro para o Palácio Piratini, Assembleia Legislativa e Paço Municipal.   

No dia 14 de setembro, às 9h, ocorrerá o acendimento da Chama Crioula no Palácio Piratini, quando o governador Eduardo Leite abrirá a Semana Farroupilha, iniciando oficialmente os festejos. Os cavaleiros que compõem os Guardiões da Chama passaram pela Assembleia Legislativa, QG da Brigada Militar, Paço Municipal, Palácio da Polícia, Loja Maçônica (na avenida Praia de Belas) e na Câmara de Vereadores. Sobre a programação prevista no Parque da Harmonia, o MTG informa que haverá atividades de 13 a 20 setembro. "Tudo dentro dos protocolos recomendados pelo governo do Estado, que autoriza até 300 pessoas. Vamos cumprir rigorosamente o que foi recomendado pelo comitê de crise. No dia 20 de setembro, será realizada a Cavalgada Farroupilha, que vai prestar homenagem ao 20 de setembro e uma homenagem ao centenário do Palácio Piratini. Por conta disso, a cavalgada será realizada na Duque de Caxias, às 10h, com 150 cavaleiros", destacou. A concentração será no Parque da Harmonia, no Galpão Crioulo. O trajeto, de cerca de dois quilômetros, inclui passagem pelo Palácio Piratini. "Ao terminar a cavalgada, os guardiões da Chama farão extinção da Chama Crioula no Palácio por volta de 11h. E com isso encerra-se oficialmente a Semana Farroupilha", explicou Savaris.

Os Festejos Farroupilhas deste ano têm por objetivo homenagear e comemorar o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi. “Caminhos de Anita” pretende retratar a heroína conhecida por sua participação e envolvimento direto na Revolução Farroupilha (1835/1845). O tema dos festejos é uma homenagem aos caminhos percorridos por Anita Garibaldi e à sua bravura, inserida no contexto da Revolução Farroupilha - a mais longa revolução do Brasil, que durou quase dez anos e tinha como ideais liberdade, igualdade e humanidade. Anita, ao lado de Giuseppe Garibaldi (1807/1882), lutou pela causa da liberdade no Rio Grande do Sul. Para garantir o merecido reconhecimento à memória da "Heroína de Dois Mundos", como era conhecida, o decreto 55.756, de 09 de fevereiro de 2021, instituiu, no Estado, o Ano de Anita, dedicado  às comemorações pela passagem dos 200 anos de seu nascimento.


 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895