25ª Corrida Pela Vida reúne mais de mil participantes em Porto Alegre
capa

25ª Corrida Pela Vida reúne mais de mil participantes em Porto Alegre

Evento organizado pelo Instituto do Câncer Infantil do RS ocorreu na manhã deste domingo

Por
Correio do Povo

Evento organizado pelo Instituto do Câncer Infantil do RS ocorreu na manhã deste domingo

publicidade

Um total de 1.100 pessoas participaram da 25ª Corrida Pela Vida, do Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul (ICI/RS), na manhã deste domingo em Porto Alegre. A saída dos competidores a partir das 8h30min ocorreu este ano no Jockey Club, na avenida Diário de Notícias, na zona Sul da Capital, com percursos nas modalidades de três, cinco e dez quilômetros.

A organização do evento informou que foram recebidas cerca de 16,5 mil inscrições de quem optou em caminhar. A largada para os três quilômetros de caminhada aconteceu às 10h e os participantes adquiriram as camisetas na sede do instituto nas cores rosa, azul, verde e roxo no valor de R$ 25.

O diretor-presidente do ICI/RS, Algemir Brunetto, afirmou que a corrida é muito importante para o instituto poder desenvolver e ampliar de assistência aos pacientes e o apoio às famílias. "A Corrida pela Vida tem um encanto e a participação generosa das pessoas que querem ajudar a instituição para que possamos atender melhor as nossas crianças", ressaltou.

Já o jornalista Lauro Quadros, presidente do Conselho Deliberativo, ressaltou que cada vez mais o instituto do câncer infantil vai vencendo a batalha diária contra a morte. "Os índices de cura, por exemplo, passaram a 70% e 80% quando antes eram entre 40% 50%. Quanto antes o tratamento melhor”, acrescentou.

Cerca de 2% de todos os tipos de cânceres no mundo ocorrem na faixa etária pediátrica e mais de 12 mil crianças e adolescentes serão diagnosticados com câncer no Brasil nesse ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A doença representa a primeira causa de morte (7% do total) entre crianças e adolescentes de um a 19 anos, em muitas regiões do país.

A Corrida pela Vida é uma iniciativa do ICI/RS em parceria com o Clube dos Corredores de Porto Alegre (Corpa), entidade responsável pela organização do percurso. Os recursos arrecadados com a iniciativa serão destinadas à assistência de crianças e adolescentes com câncer e para a manutenção do Centro Integrado de Apoio. O ICI assiste em torno de 250 famílias por mês.