Ação do Hospital do Moinhos de Vento realiza o plantio de árvores na Ilha Grande dos Marinheiros

Ação do Hospital do Moinhos de Vento realiza o plantio de árvores na Ilha Grande dos Marinheiros

Ação foi realizada no Centro Social Marista Aparecida das Águas

Cláudio Isaías

publicidade

Como parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, o Hospital Moinhos de Vento realizou hoje o plantio de árvores e mudas de hortaliças na Ilha Grande dos Marinheiros. A ação foi realizada no Centro Social Marista Aparecida das Águas contou com representantes da instituição de saúde, professores e alunos. O superintendente Administrativo do Hospital Moinhos de Vento, Evandro Moraes, disse que a iniciativa faz parte das atividade do mês do Meio Ambiente e que a ideia é buscar conscientizar os moradores da região e incentivar a sustentabilidade e alimentação saudável com frutas e hortaliças orgânicas.

"O hospital criou um calendário de eventos durante todo o mês com atividades no hospital e na comunidade como é o grupo da Ilha dos Marinheiros. É muito gratificante realizar este trabalho de aproximação e de de conscientização e educação ambiental", acrescentou. O coordenador do Centro Social Marista Aparecida das Águas, irmão Matheus da Silva Martins, disse que ações como a desenvolvida pelo hospital são importantes neste momento em que a pandemia acabou por interromper diversas atividades. "Parcerias como essa com o Hospital Moinhos de Vento ajuda na cultura da solidariedade, do amor e do cuidado", explicou. O Centro Social atende 180 crianças da Ilha Grande dos Marinheiros no turno inverso da escola. 

O Hospital Moinhos de Vento realizou o plantio de 60 árvores frutíferas e 600 mudas de hortaliças e temperos, no Centro Social Marista Aparecida das Águas, que atende a comunidade da Ilha dos Marinheiros, em Porto Alegre. A atividade que faz parte da programação do mês do Meio Ambiente da instituição de saúde é liderada pelas superintendências Administrativa e de Responsabilidade Social do hospital. Segundo Moraes, o objetivo da ação foi conscientizar os moradores sobre a preservação ambiental, incentivar um estilo de vida sustentável e garantir uma alimentação mais saudável e nutritiva, com produtos orgânicos cultivados pela própria comunidade. 

Com um dos mais baixos Índice de Desenvolvimento Humano da Capital, a região das ilhas (Grande dos Marinheiros, Flores, Pavão e Pintada) recebe ações regulares do Hospital Moinhos de Vento com foco nas famílias em situação de vulnerabilidade social. Além do plantio de mudas, foi realizado um estudo, em parceria com a nutricionista do Centro Social Marista Aparecida das Águas, sobre o impacto nutricional a partir da inclusão desses produtos na alimentação das crianças das creches e comunidade do entorno. No pomar serão produzidas frutas como bergamota, laranja, pêssego, ameixa e figo. Na horta, serão cultivadas hortaliças como alface, tomate cereja, repolho, couve, salsa, cenoura e rúcula. 
 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895